Em carta aberta, Dilma deve propor plebiscito por novas eleições

Em carta aberta, Dilma deve propor plebiscito por novas eleições

Em carta aberta, Dilma deve propor plebiscito por novas eleições

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 A presidente afastada, Dilma Rousseff, deve publicar carta pública para os eleitores brasileiros e para o Senado ainda nesta semana, propondo a realização de um plebiscito para decidir sobre a antecipação das eleições. Os detalhes da proposta serão divulgados nesta semana.

"Estou defendendo um plebiscito porque quem pode falar o que eu devo fazer não é nem o Congresso, nem uma pesquisa, ou qualquer coisa. Quem pode falar é o conjunto da população brasileira que me deu 54 milhões e meio de votos", disse Dilma à BBC.

VEJA TAMBÉM:

Dilma diz 'ter convicção' sobre votos contra o impeachment

O objetivo da chefe de Estado afastada é convencer pelo menos 27 dos 81 senadores a votar contra seu afastamento definitivo e, caso volte ao poder, apoiar a votação pública sobre novas eleições.

Ainda assim, a presidente admite que a proposta teria certa dificuldade para ser aprovada, já que depende do aval do Congresso. O ato também exigiria uma mudança na Constituição.

"Acredito que nós temos que lutar para viabilizar o plebiscito. Pode ser difícil passar [no Congresso], a eleição direta foi também. Nós perdemos quando nós defendemos as Diretas Já [campanha pelo voto direto em 1984] e tinha milhões de pessoas nas ruas. Perdemos num momento e ganhamos no outro", disse.

Dilma revelou também que pretende ir pessoalmente fazer sua defesa no plenário do Senado perante o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowsky. "Eu quero muito ir. Depende das condições. Como o presidente do Supremo, Ricardo Lewandowsky, presidirá [o julgamento], acredito que haverá condições", afirmou.

A presidente afastada ainda tem esperanças de mudar o voto de senadores que se declaram indecisos, como Cristovam Buarque. Para ser condenada, é preciso que 54dos 81 senadores votem contra ela. Segundo a reportagem, a equipe do presidente interino Michel Temer calcula ter cerca de 60 votos a favor do impeachment de Dilma.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS