Renault Kwid nacional será primeiro 'popular' com airbags laterais
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Após a divulgação do resultado (pífio) do Renault Kwid indiano no crash-test do Global NCAP (veja clicando aqui), a filial brasileira se apressou em afirmar que o modelo a ser feito no Brasil terá uma série de modificações em relação ao original, especialmente na parte estrutural.
Há algumas semanas, CARPLACE participou de uma clínica sobre o Kwid brasileiro, que será fabricado em São José dos Pinhais (PR) no segundo semestre e deverá estrear no Salão do Automóvel, em novembro. Entre outras alterações no projeto (ainda embargadas para publicação), ouvimos que a mais importante será justamente na estrutura do carro.
Para se ter ideia, o modelo brasileiro terá aumento em torno de 20% no peso total, na comparação com o indiano (passará de cerca de 650 kg para pouco menos de 800 kg) – principalmente por conta de reforços no monobloco e uso de aços de maior resistência. Segundo a Renault, o carro daqui é tão mais forte que somente o banco do motorista pesa 9 kg a mais que o da Índia.
Outra novidade é que os airbags laterais serão itens de série em todas as versões do Kwid nacional, mesmo na de entrada (além dos obrigatórios airbags frontais e freios ABS). Com isso, a Renault relembra os bons tempos do Clio, que em 1999 chegou como o primeiro popular brasileiro com airbag do motorista de série – item que acabou se tornando opcional depois devido à falta de interesse do consumidor naquela época.
Com todas as mudanças, a Renault local espera que a performance do Kwid brasileiro nos testes de impacto seja bem melhor que a do indiano. A conferir…
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!