BRASILEIRÃO - Corinthians fica perto do título e Vasco da segunda divisão

BRASILEIRÃO - Corinthians fica perto do título e Vasco da segunda divisão

BRASILEIRÃO - Corinthians fica perto do título e Vasco da segunda divisão

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A contagem regressiva para o Corinthians ser campeão brasileiro em 2015 é apoiada pela matemática. Depois de vencer o Goiás pela 30ª rodada do Brasileirão, o líder do Brasileirão há 12 jogos chegou a 81,4% de chances de garantir o título da temporada. O número é do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) que tem um grupo de estudo sobre probabilidades no futebol.

Com 24 pontos em disputa, o Corinthians tem cinco de vantagem sobre o segundo colocado, Atlético-MG (64 a 59). Para chegar às chances de título, os matemáticos da UFMG analisam os desempenhos como mandante e visitante além da sequência recente. Numa equação envolvendo todos esses fatores apontam a porcentagem. O Atlético-MG tem 16,3%.

O Corinthians sustenta a sua liderança com autoridade. Depois de terminar o primeiro turno em primeiro, é o time que mais pontos somou no segundo: 24 (o Atlético-MG fez 23). O time de Tite tem também a melhor campanha como mandante: 40 pontos em 45 possíveis. Como ainda vai jogar quatro jogos em casa, manter esse aproveitamento pode ser suficiente para não alterar sua vantagem na ponta.

O Atlético-MG tem sido um rival à altura do Corinthians porque não o deixa disparar. O time de Levir Culpi é o quarto melhor mandante (fez 34 pontos em 45 possíveis) e o melhor visitante (25 pontos contra 24 do Corinthians). O jogo entre os dois, dia 1º de novembro, em Belo Horizonte, promete ser a "final" antecipada.

Rebaixamento

Nas contas dos matemáticos da UFMG, o Vasco tem tudo para ser rebaixado mais uma vez na sua história. O empate em 1 a 1 com a Chapecoense, no Maracanã, aumentou as chances de queda do time de Jorginho para 92%. A oito jogos do final do campeonato, o Vasco tem 28 pontos, cinco a menos que a primeira equipe fora da zona de rebaixamento. Depois da partida de quinta, os vascaínos reclamaram muito da arbitragem, especialmente porque a Chapecoense é concorrente contra a queda.

Entre os concorrentes do Vasco, o Joinville tem ainda mais chances de cair: 93,9%. Nem a vitória sobre o Coritiba na última rodada aliviou para o caçula da Série A. O Goiás, derrotado pelo Corinthians, tem 66%. Avaí e Coritiba estão com 45%.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS