Casos de morte por dengue caem 80% nos primeiros quatro meses

Casos de morte por dengue caem 80% nos primeiros quatro meses

Casos de morte por dengue caem 80% nos primeiros quatro meses

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde revelou que o número de mortes provocadas pela dengue no Brasil caiu 80% durante os quatro primeiros meses do ano, passando de 374 em 2011 para 74 em 2012. O estudo também apontou uma queda de 87% no número de casos graves da doença registrados no Brasil no mesmo período: foram 8.630 em 2011 contra 1.083 em 2012.
Ao todo, 286.011 casos de dengue foram notificados em todo o País entre janeiro e abril deste ano, o que representa uma queda de 44% em relação ao total registrado nos quatro primeiros meses de 2011 (507.798 casos).
No entanto, a pesquisa mostra que ao comparar com o ano passado, houve aumento do número de casos em Rondônia, Alagoas, Sergipe, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul". No Rio de Janeiro, o número de casos foi expressivo, afirma o ministro Alexandre Padilha, "as ações conjuntas nas três esferas de Poder conseguiu evitar uma epidemia história no estado do RJ", declarou.
O levantamento mostra que dez estados concentram 81,6% dos casos notificados em 2012 ¿ Rio de Janeiro (80.160), Bahia (28.154) e Pernambuco (27.393) lideram a lista. Considerando a incidência da dengue (proporção de caso para cada 100 mil habitantes), as três cidades com as maiores taxas no Brasil são Palmas (2.494,7), Itabuna (1.445,3) e Rio de Janeiro (1.045,4).
O estudo mostra que todos os quatro tipos de dengue permanecem em circulação no País, sendo que, nos quatro primeiros meses deste ano, os tipos 1 e 4 foram os mais comuns, com 59,3% e 36,4% de um total de 2.098 amostras positivas.
O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, lembrou que o verão constitui o período em que ocorre mais transmissão de dengue no Brasil. Segundo ele, 95% dos casos da doença são registrados no primeiro semestre do ano.
Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a estratégia de combate à dengue por meio do controle do mosquito é ultrapassada. Segundo ele, o novo enfoque da pasta está na integração de ações de cuidado à saúde, como redução do tempo de espera para diagnóstico e início do tratamento.
"Essa tendência (de queda dos números) não pode ser justificativa para retirarmos a frota de campo. Ela só reforça a necessidade de continuarmos com as ações", ressaltou. Segundo Padilha, o Brasil vai manter os investimentos também na criação de uma vacina contra a dengue. Atualmente, três estudos estão em andamento no País.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS