País participa de dia da segurança na rede, na próxima terça-feira
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Você colocaria na internet a mesma foto que exibiria numa praça ou avenida movimentada? Andaria pelas ruas revelando seus dados pessoais para todos que passassem pela sua frente? Se suas respostas foram sim para a primeira pergunta e não para a segunda questão, é um sinal de que você utiliza a internet com segurança. Essas são algumas das mensagens que o Dia Mundial da Internet Segura, a ser comemorado na terça-feira, pretende passar a todos os usuários da rede. Para marcar a data, diversas atividades serão realizadas em todo o país, incluindo workshops sobre os riscos da web para professores do ensino público e privado.
É a primeira vez que o Brasil participa nacionalmente do evento, que nasceu na Europa, por iniciativa da Comissão Europeia, em 2003. O principal objetivo é conscientizar os internautas sobre o uso seguro e responsável da rede. No ano passado, foram 56 países participantes. Neste ano, a expectativa é de 65 países envolvidos. No Brasil, a organização ficou a cargo do Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo e da ONG SaferNet Brasil. "É importante que as pessoas passem a ver a internet como um espaço público e que, portanto, elas não têm domínio sobre esse espaço", afirmou a procuradora da República Priscila Costa Schreiner em entrevista a VEJA.com.
O Ministério Público Federal mantém um grupo de combate aos crimes cibernéticos desde 2003. Ele trabalha com denúncias e investigações envolvendo crimes de ódio e contra crianças. Graças a um acordo assinado com o Google em julho de 2008, o MPF conseguiu quebrar o sigilo de cerca de mil álbuns de fotos do site de relacionamento Orkut sob suspeita de crimes de pedofilia e de ódio. "Estamos empenhados nesse dia mundial pois estamos convencidos que só o combate não vai conseguir acabar com esses crimes. Temos a convicção de que a prevenção com educação é o caminho para evitá-los", diz a procuradora.
Campanhas - De acordo com Rodrigo Nejm, diretor de prevenção da SaferNet Brasil, um levantamento sobre segurança na internet com 875 jovens revelou que 37% dos pesquisados não conhecem nenhum programa ou campanha de prevenção para a internet. "Essa informação serviu para balizar nossas ações nesse dia mundial e reforçou a necessidade de mais campanhas educativas." A programação completa do evento pode ser acessada no site do dia mundial no país, construído para marcar o dia.
Na página, o internauta tem acesso a links com materiais de prevenção, inclusive cartilhas e campanhas públicas. A campanha também estará no YouTube, com diversos vídeos sobre o tema, além de materiais didáticos especialmente produzidos para educadores utilizarem em sala de aula. Há ainda informações e dicas para jovens e demais gerações sobre como usufruir dos benefícios da Internet com segurança. Denúncias de crimes praticados na internet podem ser feitas no site www.denunciar.org.br.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!