TSE mantém proibição de propagandas do governo federal

TSE mantém proibição de propagandas do governo federal

TSE mantém proibição de propagandas do governo federal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou ontem (30), quatro recursos da Advocacia-Geral da União (AGU) sobre a continuação de publicidade de quatro programas do governo federal. Os ministros mantiveram, por unanimidade, a decisão de proibir a divulgação dos projetos Olimpíadas da Matemática, Prêmio Professores do Brasil, Campanha contra as Queimadas e Projeto Rondon. *Os ministros não reconheceram o caráter de "grave e urgente necessidade pública", defendido pela AGU, para permitir a publicidade nos três meses que antecedem as eleições, o que é proibido pela Lei 9.504, em seu artigo 73. Na quinta(29), o TSE já havia proibido que o governo federal faça publicidade do número de telefone 135, que serve para atendimento dos usuários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). "Houve tempo suficiente para fazer a campanha pretendida, mas a lembrança só ocorreu às vésperas das eleições", argumentou o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello. *Após o fim da sessão, a última antes do recesso do Poder Judiciário, durante todo o mês de julho, Marco Aurélio aconselhou os candidatos e partidos a não infringirem a legislação eleitoral a partir do dia 6 de julho, quando se iniciam as campanhas. "Mantenham os freios inibitórios rígidos e estejam apegados aos princípios da legislação, buscando eleições equilibradas, limpas e com propaganda eleitoral de alto nível", disse o presidente do TSE. *Ao comparar estas eleições com as passadas, Marco Aurélio previu um quadro mais positivo: "As mazelas do Brasil já não são mais varridas para baixo do tapete, a mercê do trabalho das CPIs, da imprensa e do Ministério Público". *Perguntado se o governo federal estaria contrariando o TSE, ao editar medidas provisórias com aumento ao funcionalismo, Marco Aurélio foi suscinto: "Quem sabe ele está pagando para ver".
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS