EMBRAPA: Pesquisador da Sigatoka Negra receberá prêmio em Porto Velho

Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus, AM), foi agraciado com o Prêmio Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente de 2022

EMBRAPA: Pesquisador da Sigatoka Negra receberá prêmio em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O pesquisador Luadir Gasparotto, da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus, AM), foi agraciado com o Prêmio Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente de 2022, na categoria Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica, com o trabalho “Alternativas para o controle da sigatoka-negra da bananeira na Amazônia”. A premiação valoriza as diferentes categorias de iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável e local da região. A entrega da premiação acontecerá dia 25 de novembro em Porto Velho, RO.
 
Gasparotto apresentou o trabalho que desenvolveu para evitar o contágio da sigatoka negra na bananeira pacovã, baseado na aplicação de fungicida na axila foliar da planta. A sigatoka é considerada a doença foliar mais destrutiva e de maior valor econômico nos cultivos de banana e da banana-comprida. Em todas as regiões produtoras de banana em grande escala, o controle da doença é efetuado com aplicação de fungicidas utilizando aviões e/ou helicópteros. Na Amazônia, onde as condições climáticas são extremamente favoráveis ao patógeno, a aplicação aérea é técnica, ecológica e economicamente inviável.
 
Para viabilizar o controle da sigatoka-negra em pequenos plantios na Amazônia, Gasparotto e equipe desenvolveram a técnica de deposição do fungicida na axila da segunda folha da bananeira. As aplicações iniciam nas plantas com 4 meses de idade, a intervalos de 60 dias, e reduzem de 50 aplicações anuais para apenas 3 aplicações por ciclo da cultura.
 
O pesquisador explica que a técnica apresenta maior eficiência no controle da doença, reduz o número de aplicações, é de fácil acesso aos pequenos produtores, não necessita de veículo (óleo, água), reduz a contaminação ambiental, pois o fungicida é colocado diretamente na axila da planta e oferece maior segurança ao operário, pois este não fica exposto ao produto, reduzindo as intoxicações. Para facilitar ainda mais o controle químico nos pequenos plantios de bananeira na Amazônia, será desenvolvida a técnica de injeção do fungicida no pseudocaule da planta.
 
É a segunda vez que a Embrapa Amazônia Ocidental tem profisisonais vencendo esse prêmio. A primeira foi a pesquisadora Joanne Regis da Costa, que recebeu em 2010, na categoria Ambiental, Sustentabilidade para Pequenas Propriedades Agrícolas em Condições Amazônicas.
 
Sobre a premiação
 
A premiação possui três categorias: Iniciativa de Desenvolvimento Local (IDL); Categoria Empresa na Amazônia; e Categoria Microempreendimento na Amazônia (Prêmio Florescer), a qual homenageia dois microempreendedores, valorizando o caráter empreendedor do pequeno negócio de sucesso na Amazônia, desenvolvidos nos meios urbano e rural.
 
Desde 2004, o Prêmio Professor Samuel Benchimol busca reconhecer e estimular projetos de desenvolvimento sustentável para o bioma amazônico e que se destacaram pela contribuição ambiental, econômica, social ou tecnológica proposta. A honraria é conferida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), as Federações de Indústrias da região e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do Ibict.
 
Já o Prêmio do Banco da Amazônia pretende revelar o potencial de transformação da Região Amazônica por meio de conceitos e práticas de Economia Criativa, Economia Verde ou Agroecologia e Produção Orgânica. A premiação também busca o reconhecimento de Empresas (Empresa na Amazônia) e de Microempreendedores de Sucesso na Amazônia (Prêmio Florescer).
 
AGRACIADOS 
 
Categoria: Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica
 
 
Agraciado: Gilberto Hirokazu Nobumasa (Pará)
 
Título do Projeto – Extração e beneficiamento de óleos e manteigas amazônicas como fortalecimento de rede na comunidade do Acará.
 
Agraciado – Luadir Gasparotto (Amazonas)
 
Título do Projeto – Alternativas para o controle da sigatoka-negra da bananeira na Amazônia
 
Agraciada - Cláudia Guerra Monteiro (Amazonas)
 
Título do Projeto – Biofemme da Amazônia: o absorvente sustentável para mulheres em situação de vulnerabilidade
 
 
 
Categoria: Personalidades dedicadas ao Desenvolvimento Sustentável da Região Amazônica
 
 
Agraciado – Adelio Barofaldi (Rondônia)
 
 
 
Categoria: Iniciativa de Desenvolvimento Local
 
 
Candidato - Renilto Frota Correa (Amazonas)
 
Título do Projeto – Cultivar algas na Amazônia: garantia de fonte protéica para o futuro
 
Candidato - Renilto Frota Correa (Amazonas)
 
Título do Projeto – Semeando florestas comestíveis com ARP em áreas degradadas: uma proposta inovadora para o bioma amazônico.
 
Candidato - Enoque Raposo (Roraima)
 
Título do Projeto – Turismo de base comunitária: uso sustentável do espaço e manutenção das tradições na Raposa –RR
 
 
Categoria: Empresa na Amazônia
 
 
Agraciado - Hidrelétrica de Santo Antônio, na Amazônia (Amazonas)
 
 
Categoria: Micro empreendimento na Amazônia (Prêmio Florescer) - Urbano
 
 
Agraciado - Ebenezer Cosméticos  (Pará)
 
 
Categoria: Micro empreendimento na Amazônia (Prêmio Florescer) - Rural
 
 
Agraciado - Sítio Deus Proverá (Pará) 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS