A esperança dos que ainda acreditam nas instituições – Por Valdemir Caldas

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 A sociedade brasileira já percebeu que muita coisa mudou depois da operação Lava Jato. Não é preciso ir muito longe para verificar que denúncias contra autoridades públicas são apuradas, políticos e empresários antes intocáveis estão atrás das grandes e outros tantos a um passo de passar uma longa temporada vendo o sol nascer quadrado, acusados de investirem contra o patrimônio coletivo.

Poucos, porém, se dão conta de que essas mudanças estão intimamente relacionadas com o papel que a Constituição Federal reservou ao Ministério Público, proporcionando aos seus membros os instrumentos e as condições de que eles precisam para desempenharem a missão de defesa dos interesses da sociedade.

Digno de relevo é a maneira irrepreensível com que a Procuradoria Geral da República (órgão central do sistema) vem desempenhando o seu papel, apesar das restrições e ameaças infrutíferas de setores e pessoas que se sentem incomodados pelas investigações e a iniciativa de ações que põem a nu a verdade de atos em que se tenham envolvidos.

Vale salientar que, em nível estadual, também existem órgão e instituições vocacionados à defesa dos cidadãos, como é o caso do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, que mantêm vigília a respeito dos direitos do cidadão comum e do Estado, respectivamente, motivo pelo qual poderem ser contabilizados resultados que apontam na direção do maior respeito à cidadania, ainda que muitos passos careçam ser dados para que se exerçam em sua plenitude os direitos dos cidadãos.

Hoje, qualquer ameaça à independência do Ministério Público, Tribunal de Contas e da própria Polícia Federal (cujo trabalho também é digno dos melhores encômios), é capaz de mobilizar a opinião pública e fazê-la sair às ruas. Isso, evidentemente, sem eliminar tantos outros aspectos, igualmente essenciais, como os episódios estão comprovando. Por isso, apesar dos percalços, aqui e acolá, a sociedade não pode perder a esperança nas instituições. Pelo contrário, precisa lutar para fortalecê-las ainda mais.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS