Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
João Albuquerque – Folha Jovem
Acaba de ser lançada em Porto Velho, a Liga Acadêmica de Anestesiologia e Medicina Perioperatório de Rondônia.
Trata – se de um grupo de estudo sobre a especialidade médica formado por quatorze estudantes de medicina das Faculdades Fimca, São Lucas e da Universidade Federal de Rondônia – Unir.
Eles são acompanhados nos seus trabalhos acadêmicos, por nove professores que atuam como preceptores, orientando as atividades, conforme um cronograma.
Segundo a presidente da Liga, que cursa o 3º período na Unir, Deborah Vasconcelos, o objetivo é ampliar o campo de estudo e conhecimento por meio de experiências vivenciadas na área específica.
“Nossa proposta é relacionar estudantes de todas as faculdades de Porto Velho”, esclarece a acadêmica de 20 anos que já decidiu ser anestesiologista.
Porém, nem todos os seus pares já definiram a área que vão atuar. Nesse caso, a Liga serve também como uma oportunidade para que o grupo conheça de perto essa área médica, e assim alguns dos seus integrantes possam ficar mais seguros na hora de tomar o rumo diante do vasto leque de opções no mundo da medicina.
O estudante do 5º período da Faculdade São Lucas, André Luiz Alves Storer, 20, por exemplo, ainda não decidiu a especialidade que quer atuar, todavia anestesiologia já está entre as opções do universitário.
“Como estou no terceiro ano do curso, tendo contato com matérias clínicas que são as aulas práticas, já estou começando a pensar no meu futuro profissional com base nessa nova fase”, ressalta ele.
Vice – presidente da Liga, Natália Verzeletti, 19, ressalta que independentemente da área que os seus membros vão se dedicar, o importante é o espaço para se ter uma formação com mais conhecimentos.
“Com essa ideia, queremos difundir a educação continuada na área de anestesiologia e medicina perioperatório, promovendo eventos como palestras, simpósios, seminários, além da produção de artigos científicos com a participação de discentes e docentes”, informa Natália que está no terceiro período.
No início do próximo ano, será realizado um processo seletivo para o ingresso de novos membros da LAAMPERO, cujo jantar inaugural aconteceu no dia 19 de junho no Condomínio Florença com a participação de médicos convidados para conhecer as propostas dos futuros profissionais.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!