Por onde anda Lindomar Garçon?

Por onde anda Lindomar Garçon?

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Valdir Raupp está mira da revista Época que investiga esquema de propina dentro do PMDB

Prazo

Dia 4 de setembro é quando encerra o prazo de 30 dias de prorrogação pedido pela Polícia Civil para a conclusão do inquérito da Operação Apocalipse, deflagrada em 4 de julho e envolveu, segundo a polícia, cerca de 500 homens. Foram emitidos 73 mandados de busca e apreensão, 77 pedidos de prisão preventiva e temporária. Em Rondônia 42 pessoas foram presas preventivamente, sendo 39 em Porto Velho e três em Guajará-Mirim. Em outros Estados, seis pessoas tiveram sua prisão preventiva cumprida.

Pois bem

Na ocasião da operação, a Polícia Civil informou que estavam sendo investigados crimes de corrupção, formação de quadrilha, fraudes com cartões de crédito, financiamento ilícito de campanhas eleitorais e o mais grave, o dinheiro era oriundo do narcotráfico. Passados 41 dias (13/08) da operação e até agora não foi comprovado nenhuma relação com o tráfico de drogas. As relações criminosas entre alguns dos presos ficaram evidentes, mas o envolvimento com tráfico de entorpecentes não. Pelo menos até agora.

Onde anda?

Lindomar Garçon, candidato a prefeito nas últimas eleições e assessor especial do governo não está em Porto Velho. Ele alugou sua casa, próxima ao Porto Velho Shopping e está morando em uma área na Linha Triunfo. Ele disse a pessoas próximas que “a grana está curta e precisa economizar”. Garçon apareceu, e muito, na Operação Apocalipse e desde então anda meio, digamos, sumido.

Despejo

A coisa não anda muito boa para o lado dos jornalistas rondonienses que andam sendo ameaçados até de responder por revelar alguns pormenores de operações policiais. Para complicar de vez, o Sindicato dos Jornalistas, que funcionava há anos em uma sala no Estádio Aluízio Ferreira foi despejado pelo governo. O local, antes insalubre, foi reformado pela atual diretoria após o governo informar que não iria mexer no estádio. Além do Sinjor, ficaram “sem-teto” o Sindicato dos Árbitros de Futebol, Federação Rondoniense de Voleibol, Conselho Regional de Educação Física, Associação dos Árbitros de Futsal, Federação Paraolímpico de Rondônia, Associação de Corredores de Rua de Rondônia e Federação de Atletismo. Canto da sereia.

Grampos

A juíza Sandra Silvestre, em despacho feito após um questionamento do Ministério Público sobre a legalidade das interceptações telefônicas feitas pela Polícia Civil na Operação Apocalipse. A juíza informou que os procedimentos entre polícia/juiz foram todos feitos dentro da legalidade e empurrou para a polícia a responsabilidade de ter que comunicar ao Ministério Público sobre os grampos, o que não foi feito. Ela afirmou ainda que “O eventual fato de não ter dado a autoridade policial (a quem incumbia tal medida) ciência ao Ministério Público da autorização da medida, não desqualifica ou torna ilegal as referidas escutas telefônicas que foram feitas dentro dos parâmetros legais e por autoridade legítima e competente.”.

Mas…

Também diz, “observa-se, assim, na linha do art. 6º, caput, da Lei 9.296/96, que a obrigação de cientificar o Ministério Público das diligência a serem tomadas é da polícia”.

Na fogueira

Não bastasse o senador Valdir Raupp estar tenso com a possibilidade de vir a ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal ainda este ano, a revista Época, publicação da editora Globo está revirando a vida dele, que é presidente nacional do PMDB. Na edição do último fim de semana, a revista publicou uma reportagem especial falando sobre uma maracutaia envolvendo seu partido. O esquema de propina dentro da Petrobrás teria financiado uma série de campanhas, inclsuive a presidencial. A reportagem completa, inclusive a declaração do senador sobre o caso, você confere CLICANDO AQUI!

Desaforo

Os vereadores de Pimenta Bueno, assim como o ex-secretário de Planejamento Celso Bueno haviam, segundo a polícia, pedido propina de R$ 100 mil à construtora que estava tocando as obras de ampliação e reforma do Hospital e Pronto Socorro Ana Neta. A própria empresa procurou a polícia, que deu início às investigações. Após muita conversa, a propina foi fechada em R$ 70 mil, paga em cheques. O valor seria dividido entre os vereadores e o ex-secretário.

Presos

E na tarde desta terça-feira o vereador Celso Bueno e o ex-secretário de Planejamento Cláudio Rocha, que estavam foragidos, se apresentaram na delegacia e já estão presos. O trabalho da Polícia Civil foi motivo de elogios por parte dos demais vereadores, pela forma como foi conduzido. Não houve arrombamento de portas nem constragimentos desnecessários. Nessa a equipe de Marcelo Bessa acertou em cheio.

Violência

Por volta das 11 horas da manhã desta terça-feira, no cruzamento das avenidas Pinheiro Machado com Guanabara, uma mulher saía de seu carro quando foi abordada por dois homens em uma moto que pararam logo atrás dela. Armados, eles tomaram a bolsa da mulher e foram embora.

Fale conosco

Contatos com a coluna podem ser feito pelos telefones (69) 3225-9979 / 9363-1909, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook.com/painel.politico, noTwitter.com/painelpolitico,Facebook.com/alan.alex.pvh ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Rua da Platina, esquina com Rio Madeira, 4326, Conjunto Marechal Rondon.

Teste de reconhecimento facial pode ajudar a diagnosticar início de demência

Cientistas americanos provaram que fazer um breve teste de reconhecimento de rostos famosos, como dos artistas de novelas, pode ajudar a detectar a demência em estágio precoce. Segundo especialistas, quanto antes se descobre a degeneração cerebral, melhor se consegue conter seus avanços. O estudo da Universidade Northwestern, dos EUA, publicado na revista “Neurology”, relata a eficiência do teste em diagnosticar o início de uma rara forma de demência, a afasia progressiva primária (APP). Cada voluntário foi apresentado a 20 impressões em preto-e-branco de pessoas famosas, como John Kennedy, Albert Einstein e Martin Luther King. Os participantes receberam pontos para cada rosto que poderiam identificar. Na comparação com 27 voluntários livres da demência, os 30 pacientes que apresentavam a APP tiveram desempenho ruim na capacidade de identificar os rostos famosos. Varreduras feitas por meio de exames de imagens no cérebro dos participantes revelou que, nos portadores de APP, há perda de tecido cerebral na região responsável pela identificação de rostos. Tamar Gefen, líder estudo, disse ao site da BBC que seria útil acrescentar o teste para detectar a demência. Outros especialistas, no entanto, ponderam que o reconhecimento facial não é um sintoma em comum para todos casos de demência e, por isso, destacam que são necessários mais estudos para ver se adaptações a abordagem do teste podem ser feitas para garantir um uso mais amplo da forma de diagnóstico.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS