TURISMO NACIONAL: 4 lugares incríveis para conhecer no Pará

TURISMO NACIONAL: 4 lugares incríveis para conhecer no Pará

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Segundo maior estado do Brasil em extensão (atrás apenas do Amazonas), o Pará ilustra bem a diversidade natural e cultural do Norte do País. Escolher um roteiro pelas cidades do Pará é programar uma viagem por atrações regionais tão únicas daquela região, passando por pratos (caruru, maniçoba, pato no tucupi, tacacá etc.) e danças/músicas típicas (carimbó, calypso, tecnobrega, marujada etc) que vão dar vontade de querer ficar mais e mais…
 
Belém
 
Na Estação das Docas, pode-se descobrir maravilhas da gastronomia e artesanato de Belém
 
 
A capital e maior cidade é um polo de tudo de melhor que representa o Pará. Ao mesmo tempo em que é cosmopolita e moderna, Belém não perdeu traços tradicionais como seu casario colonial dos tempos áureos da indústria da borracha, quando herdou fortes influências europeias.
 
Há muito que ela deixou de ser apenas porta de entrada para a Amazônia. A lista de atrações imperdíveis em Belém inclui o incrivelmente diversificado Mercado Ver-o-Peso; belas áreas verdes como o Mangal das Garças; passando por complexos culturais maravilhosos como o Feliz Lusitânia e o Espaço São José Liberto, que abrigam museus, galerias e espaços de cultura em locais privilegiados, que têm como bônus uma linda vista da Baía do Guajará.
 
Ver-o-Peso, maior feira a céu aberto da América Latina
 
Não deixe de fazer uma visita guiada no Theatro da Paz ou na Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, de onde parte e chega o Círio de Nazaré, a maior procissão católica do país com mais de dois milhões de participantes. E esbalde-se nas maravilhas gastronômicas que a cidade oferece, como na Estação das Docas, onde não dá para deixar de provar os sabores exóticos de sorvete, como o de tapioca com açaí.
 
Santarém
 
Santarém conta com praias lindas como a de Ponto de Pedras
 
Terceiro maior município paraense, Santarém já foi aldeia dos índios tapajós, e hoje é um dos grandes polos turísticos do Estado.
 
 
Ao mesmo tempo que cresceu, a cidade não perde suas tradições regionais. No Mercadão 2000, encontra-se frutas, peixes e comidas regionais, e nos restaurantes não faltam pratos com ingredientes clássicos com tucupi, jambu e piracuí.
 
Do movimentado Terminal Fluvial Turístico, com seus quiosques e artesanato típico em palha trançada, saem os populares passeios para ver o encontro das águas do Tapajós e Amazonas. No mesmo passeio, é possível avistar botos cor-de-rosa e cinzas.
 
Sem falar nos mais de 100 quilômetros de praias de água doce, com direito a ilhas, cachoeiras, lagos, igarapés etc.
 
Alter do Chão
 
Bem-vindo a Alter do Chão, o “Caribe da Amazônia” 
 
Uma aldeia de pescadores que só “existe” durante poucos meses do ano, é um dos xodós de Santarém, do Pará e do Brasil. Alter do Chão ganhou fama internacional ao ser apelidada de o “Caribe Amazônico”, com suas praias de águas doces às margens do Rio Tapajós.
 
 
As praias só aparecem no período de vazante do rio, entre agosto e novembro, e o balneário torna-se disputadíssimo. A paisagem mistura areia branquinha, águas de cor azul-turquesa e morninhas, barcos rústicos de madeira e barracas de sapê, e a famosa Ilha do Amor, acessível de canoa.
 
Sem contar as delícias da culinária local à base de frutos do mar, e a movimentada Festa do Sairé, em setembro, com uma semana de música, dança e procissões
 
Ilha de Marajó
 
A Ilha de Marajó faz parte do maior arquipélago fluviomarinho do mundo 
 
É no Pará também que está o maior arquipélago fluviomarinho do mundo. Banhado pelo oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins, o Arquipélago do Marajó abrange mais de 2.500 ilhas e ilhotas, e dezenas de municípios.
 
 
Seu ponto de visitação mais famoso é a Ilha de Marajó. Trata-se da maior ilha do Brasil, na foz do Rio Amazonas, acessível por catamarã desde a capital Belém. Entre os programas imperdíveis por lá, estão passeios de búfalo (muito comuns nas planícies da região); observar aves raras (como o guará) e os jacarés em passeios pelos igarapés; e praticar esportes variados, como rafting e caminhadas pela selva.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Como você acha que será a gestão de Léo Moraes com uma Câmara de Vereadores de ‘oposição’?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Sociedade Fogas LTDA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS