O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL/RO) está nos Estados Unidos desde a última sexta-feira (17), para acompanhar a posse do presidente eleito Donald Trump, marcada para esta segunda-feira (20), em Washington, D.C. Coronel Chrisóstomo é a único parlamentar indígena a fazer parte de uma comitiva de cerca de 30 políticos brasileiros que receberam os convites para prestigiar o evento. O parlamentar garantiu em vídeo que todos os custos da viagem são de recursos próprios.
Nas redes sociais, o deputado publicou um vídeo mostrando o frio intenso e, principalmente, a quantidade de neve na capital americana para seus conterrâneos rondonienses. “Aqui é Coronel Chrisóstomo e vim representar Rondônia com essa tropa forte da direita. Vocês estão vendo a quantidade de gelo, aqui está menos 2 graus e amanhã está previsto 14 graus negativos”, disse o deputado, jogando neve para o alto, mostrando para os rondonienses onde se vive um calor fora do normal devido à mata amazônica.
Chrisóstomo também lamentou a ausência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que não pôde viajar por estar sob investigação da Polícia Federal, onde seu passaporte foi retido mesmo sem nenhum processo criminal, mas a pedido do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes com apoio da Procuradoria Geral da União (PGR).
Durante as agendas da comitiva de parlamentares brasileiros, em Washington D.C., o Coronel Chrisóstomo realizou uma chamada de vídeo para Bolsonaro, em um momento de oração conjunto entre a comitiva e um dos conselheiros do presidente dos EUA Donald Trump.
A presença dos deputados em Washington reforça cada vez mais a relação entre políticos conservadores brasileiros e a liderança de Donald Trump nos Estados Unidos, que vem sendo construída desde o mandato do presidente Bolsonaro em 2018.