LUIS DO HOSPITAL: Deputado lidera luta contra Moratória da Soja em Rondônia

Tema foi debatido na tarde desta terça (25), em reunião da Comissão de Agropecuária e Políticas Rurais (CAPR) da Assembleia

LUIS DO HOSPITAL: Deputado lidera luta contra Moratória da Soja em Rondônia

Foto: Assessoria

O deputado Luís do Hospital, presidente da Comissão de Agropecuária e Políticas Rurais (CAPR) da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALERO), se colocou à frente da luta contra a Moratória da Soja e seus possíveis impactos no estado.
 
Em um debate realizado na tarde desta terça-feira (25/06), no plenário 2 da ALERO, sob a organização da CAPR, o deputado reuniu-se com representantes da Associação dos Produtores de Soja do Estado (Aprosoja) para discutir medidas para barrar a imposição dessa medida pelas empresas compradoras de grão no estado, as chamadas tradings multinacionais.
 
Marcelo Lucas, diretor administrativo da Aprosoja, ressaltou a importância do diálogo entre os diferentes setores envolvidos na questão. "Não queremos sobrepor e nem ficar na ilegalidade, mas queremos que as tradings nos ouçam e obedeçam à legislação ambiental, que já é tão rígida e que nos penaliza. Queremos ser respeitados, estamos aqui produzindo dentro da lei."
 
O deputado Luís do Hospital explicou que a Moratória da Soja, se implementada em Rondônia, traria consequências graves para a economia local. A medida impediria o produtor de comercializar sua produção, mesmo que esteja em conformidade com a legislação ambiental. Isso geraria menos emprego, renda e arrecadação de impostos, impactando diretamente o agronegócio, principal motor da economia rondoniense.
 
O deputado alertou para o perigo da dominação do mercado brasileiro pelas tradings multinacionais, em conjunto com a União Europeia e outros países.
"Rondônia é um estado produtor, de homens e mulheres trabalhadores, que produz para nos consumirmos. Não vamos aceitar que as tradings monopolizem a compra dos nossos produtos."
 
A ALERO, sob a liderança do deputado Luís do Hospital, está tomando medidas para barrar a Moratória da Soja em Rondônia. Um projeto de lei coletivo já está protocolado na casa, buscando impedir que as tradings restrinjam a comercialização da soja produzida no estado.
 
"Este é um momento importante para defendermos nossa economia e nosso futuro. Não podemos permitir que interesses externos prejudiquem o desenvolvimento do nosso estado. Estamos unidos para proteger o agronegócio rondoniense e garantir o futuro da nossa gente."
 
 
Moratória da Soja
 
A Moratória da Soja é um pacto firmado entre a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) e a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC) em 2006, com o compromisso de não comercializar soja proveniente de áreas desmatadas na Amazônia Legal após essa data. A medida, apesar de seus objetivos nobres, vai de encontro com legislações ambientais dos estados e pode gerar impactos negativos na economia, afetando especialmente os pequenos produtores.
Direito ao esquecimento
Qual pré-candidato à Prefeitura de Machadinho do Oeste tem sua preferência?
Como você avalia a gestão do prefeito Jurandir de Oliveira em Santa Luzia do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS