CHRISÓSTOMO: Deputado se posiciona a favor da isenção de impostos sobre templos religiosos

País tem, em 92% de sua população, alguém que pratica alguma forma de religiosidade

CHRISÓSTOMO: Deputado se posiciona a favor da isenção de impostos sobre templos religiosos

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Hoje (19), o vice-líder do PL, deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL/RO), está preparado para deliberar no Plenário da Câmara dos Deputados sobre a Proposta de Emenda Constitucional n.º 5, de 2023, que trata da “imunidade tributária” das organizações religiosas. Embora a Constituição Federal já preveja essa imunidade no artigo 150, VI, "b", a proposta reforça sua importância, consolidando entendimentos jurídicos existentes e promovendo maior segurança jurídica.
 
O tema é de grande interesse social e da população brasileira. O país tem, em 92% de sua população, alguém que pratica alguma forma de religiosidade, conforme dados do IBGE. Durante a pandemia, a relevância das organizações religiosas ficou evidente, pois colaboraram ativamente com o Estado para garantir o mínimo existencial aos cidadãos, ajudando a manter a qualidade de vida em momentos críticos.
 
Os tribunais superiores, como o STF, têm entendimento consolidado de que essa imunidade abrange toda a cadeia de insumos necessários às finalidades essenciais das entidades religiosas. Exemplo disso é o julgamento do RE n.º 325.822 e a Súmula 724, que garantem a imunidade ao IPTU mesmo em aluguéis, desde que revertidos para as atividades essenciais dessas entidades.
 
A PEC busca consolidar esses entendimentos como norma constitucional expressa, prevenindo litígios desnecessários e garantindo a efetividade dessa importante proteção constitucional. Assim, a proposta assegura que as organizações religiosas continuem exercendo seu papel essencial na sociedade brasileira.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS