CONFÚCIO MOURA: 'Sairemos da intenção e do papel', diz senador sobre ponte Brasil-Bolívia

Confúcio Moura visitou o local onde será construída a ponte Binacional em Guajará-Mirim

CONFÚCIO MOURA: 'Sairemos da intenção e do papel', diz senador sobre ponte Brasil-Bolívia

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os objetivos sonhados são de negócios, de facilitação, encurtamento de caminhos e economia de fretes para as exportações de dois países sul-americanos. Fora da sala onde preside a Comissão de Serviços de Infraestrutura, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) visitou na semana passada a margem brasileira do Rio Mamoré, em Guajará-Mirim, no local onde será iniciada a construção da ponte internacional.
 
A ponte de 1.200 metros de extensão ligará Guajará-Mirim a Guayaramerín (Beni) conectando Rondônia e Beni a La Paz, Capital da Bolívia. “Bilateral, ela é boa para o Brasil e muito importante para os bolivianos”, assinalou. “É fator de integração e corredor de exportação de mercadorias e serviços.”
 
O projeto saiu do papel com a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lembrou o senador. Ao assumir a Comissão de Infraestrutura, Confúcio Moura reuniu-se com o ministro dos transportes Renan Filho, participando ao presidente todo andamento desse projeto.
 
“Saímos da intenção e do papel, para a prática; a obra ainda não está realizada, mas brevemente será dada a ordem de serviço na presença dos governos do Departamento do Beni e da Bolívia”, antecipou-se.
 
Quando concluída, ainda nesta década, a ponte impulsionará as exportações das regiões norte e centro-oeste do Brasil para Bolívia, Peru e Chile, e, consequentemente, para o mundo inteiro, via portos de Ilo e Matarani (Peru), no Oceano Pacífico.
 
“São 120 anos de intenções até chegarmos ao projeto da ponte binacional”, afirmou o senador. Foi durante o seu governo em Rondônia que se criou a chamada Mesa Irmandade Brasil-Bolívia, dando início à desburocratização do ajuste de leis nos dois países, a fim de melhorar o sistema alfandegado com vistas às operações de importação e exportação.
 
“Lembramos em audiência com a coordenadora do PAC na Casa Civil da Presidência da República, Míriam Belchior, que essa futura obra pode ser considerada emblemática, tendo origem ainda no Tratado de Petrópolis, em 1903
 
Assim, a condutora do mesmo programa em governos anteriores do presidente Lula, reeditava em 2023 o mesmo rol de grandes obras estruturantes e essenciais para o Brasil, entre as quais a ponte Brasil-Bolívia.
 
Em novembro do ano passado o Ministério dos Transportes brasileiro lançou em Brasília o edital na presença de diversas autoridades para construção da obra. Lá se encontraram o ministro Renan Filho e o ministro de obras públicas da Bolívia, Edgar Montano; diretores do DNIT, lideranças políticas federais, estaduais e municipais do Brasil e do país vizinho.
 
 
Uma das mais movimentadas
 
Sem a ponte, o comércio bilateral pelas águas do Mamoré já movimenta consideráveis cargas de óleo diesel, máquinas agrícolas, suprimentos de construção civil do Brasil para o país vizinho – algo em torno de quinhentas toneladas por semana, conforme avaliação do setor aduaneiro da Delegacia da Receita Federal.
 
“Imagine-se o que virá de todos os estados brasileiros, passando por aqui rumo aos portos do Oceano Pacífico”, sugeriu o senador com base em estudos segundo os quais ela será uma das mais movimentadas pontes fronteiriças do País.
 
“Iniciamos um grande projeto, mas não sabemos o fim dele”, disse Confúcio Moura repetindo seu entusiasmado raciocínio em relação a grandes projetos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

O TCE-RO rejeitou o novo contrato de limpeza urbana da capital; a Câmara aprovou mesmo assim. Qual sua opinião sobre isso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS