FALTA TRANSPARÊNCIA: Secretaria Estadual de Justiça não fornece dados sobre Fundo Penitenciário

Lei aponta que dados solicitados são de natureza pública e não estão sob sigilo

FALTA TRANSPARÊNCIA: Secretaria Estadual de Justiça não fornece dados sobre Fundo Penitenciário

Foto: Divulgação/Sejus - RO

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em 14 de maio de 2024, foi protocolado na Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) um pedido de acesso à informação, solicitando dados detalhados sobre a gestão do Fundo Penitenciário Estadual nos anos de 2022, 2023 e 2024.

 

Contudo, até o momento, o órgão não forneceu nenhuma resposta, gerando dúvidas sobre a transparência e eficiência administrativa. Os dados solicitados são de natureza pública e não estão sob qualquer restrição de sigilo.

 

Ademais, os processos judiciais e administrativos relacionados ao Fundo Penitenciário não estão sob segredo de justiça, eliminando qualquer justificativa para a restrição de acesso.

 

A ausência de resposta por parte da Secretaria de Justiça, portanto, não tem base legal, configurando uma grave falha no cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI).

 

O Fundo Penitenciário Estadual é crucial para o sistema prisional, alocando recursos para segurança, infraestrutura e programas de ressocialização dos detentos.

 

A transparência na administração desses recursos é fundamental para garantir que os objetivos do Fundo sejam atingidos de maneira eficaz.

 

Informações sobre função do presidente do Funpen que estão no site oficial da entidade - Foto: Reprodução de tela

 

A Lei de Acesso à Informação, criada para assegurar a transparência e o acesso do cidadão às informações públicas, estabelece prazos rigorosos para a resposta a pedidos de informação.

 

A omissão da Secretaria de Justiça não apenas contraria a legislação, mas também enfraquece a confiança da população na administração pública.

 

Esta situação questiona o compromisso do governo estadual com a transparência e a prestação de contas à sociedade.

 

Manifestação

 

Somente no começo da noite desta terça-feira (28), o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Comunicação (Secom), enviou nota que vamos reproduzir na íntegra abaixo:

 
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) esclarece que referente a demanda que solicita dados detalhados sobre a gestão do Fundo Penitenciário Estadual (Fupen) nos anos de 2022, 2023 e 2024, o prazo para resposta inicial era dia 31 de maio de 2024.
 
A pedido da Sejus, visando a análise criteriosa e compromisso com o repasse das informações solicitadas,  o prazo foi prorrogado para o dia 07 de junho de 2024.
 
Contudo, os dados solicitados foram enviados na manhã de hoje (28), para a Controladoria Geral do Estado (CGE) e posterior envio de resposta, de forma TRANSPARENTE e DENTRO DO PRAZO, para o solicitante.
 
*Com informações do Rondônia Live.

Galeria de Fotos da Notícia

FALTA TRANSPARÊNCIA: Secretaria Estadual de Justiça não fornece dados sobre Fundo Penitenciário

FALTA TRANSPARÊNCIA: Secretaria Estadual de Justiça não fornece dados sobre Fundo Penitenciário

FALTA TRANSPARÊNCIA: Secretaria Estadual de Justiça não fornece dados sobre Fundo Penitenciário

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

O TCE-RO rejeitou o novo contrato de limpeza urbana da capital; a Câmara aprovou mesmo assim. Qual sua opinião sobre isso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS