MÁRCIA SOCORRISTA: Lei de vereadora garante valorização aos cuidadores de animais domésticos

A vereadora destaca que a superpopulação de animais na capital é preocupante

MÁRCIA SOCORRISTA: Lei de vereadora garante valorização aos cuidadores de animais domésticos

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Foi aprovado na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Velho, o Projeto de Lei nº 4.531/2023, de autoria da Vereadora Márcia Socorristas Animais (PP), que Autoriza o Município de Porto Velho a estabelecer o programa de valorização das atividades de cuidadores de animais domésticos de pequeno porte e dá outras providências.
 
Em sua justificativa, a vereadora afirmou que busca proporcionar meios para apoiar o ente público na proteção e bem estar dos animais que vivem em condição de rua, maus tratos, e vulneráveis, diminuindo assim a ocorrência de agravos tais como o risco de transmissão de zoonoses, controlando os impactos negativos que os animais soltos acarretam no trânsito, ou seja, busca-se a prevenção de qualquer situação que possa vir a causar danos à saúde humana, a saúde do animal e do meio ambiente.
 
A vereadora destaca, ainda, que a superpopulação de animais na capital é preocupante. Milhares de cães e gatos vivem em situação de rua e tem a vida encurtada devido à subnutrição que ocasiona uma série de doenças, tais como aquelas causadas por parasitas, e ainda métodos de controle populacional brutais, como maus tratos e morte no trânsito.
 
Foi destacado pela vereadora, a importância das entidades que atual lado a lado com o poder executivo municipal com o intuito de ajudar os animais que vivem perambulando pelas ruas. Caso não existissem tais entidades para resgate, cuidados, alimentação, castração e ações de adoção responsável, a situação seria ainda mais crítica.
 
“Saliento que mesmo diante de toda a boa vontade e filantropia em favor dos animais vulneráveis, tanto os protetores quanto as Ongs não possuem aporte financeiro para custear a contento as despesas com os animais errantes, segundo o Instituto Pet Brasil, (2022)”, pontuou a vereadora.
 
De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Pet Brasil (IPB), o gasto médio com cães no Brasil é de R$338,76 dependendo do porte do animal. Cães acima de 26 quilos têm o custo acima de R$422.00.
 
“A aprovação desta lei é uma vitória para a causa animal, para que os cuidados e resgates aos animais de rua continuem sendo realizados, amenizando o número de pets pelas ruas, sofrendo dia após dia”, finalizou a vereadora.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS