RIO GUAPORÉ: Lebrinha busca parceria para pesquisas sobre invasão do Pirarucu

Pauta foi discutir a possibilidade do início dos trabalhos de manejo sustentável

RIO GUAPORÉ: Lebrinha busca parceria para pesquisas sobre invasão do Pirarucu

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em reunião, a deputada estadual Gislaine Lebrinha (União Brasil), debateu na manhã da última terça-feira (30) com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) a possibilidade do início dos trabalhos de manejo sustentável do pirarucu no Rio Guaporé. Na Sedam, a deputada foi recepcionada pelo secretário Marco Antonio Lagos, que fez uma apresentação sobre o trabalho que o Estado já realizou em outras regiões para conter invasões do predador.
 
 
Em reunião anterior, realizada com a professora e pesquisadora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Dra. Carolina Dória, e a bióloga Dayana Tamiris Brito a deputada pode entender melhor sobre o cenário da distribuição do pirarucu (Arapaima gigas).
 
 
Segundo a pesquisadora, “anteriormente não havia registro dessa espécie na localidade, hoje os resultados apontam um crescimento da espécie na região, onde com o tempo está se estabelecendo e, reproduzindo-se naturalmente”, alerta. Carolina Doria ressaltou ainda que o pirarucu, assim como outras espécies de porte elevado introduzidos em ecossistemas vulneráveis pelo mundo, pode impactar economicamente e ambientalmente a região ao predar as demais espécies nativas.
 
 
A pesquisadora apresentou resultados sobre a pesquisa que coordenou, também sobre esse processo migratório do pirarucu na região do Rio Madeira, em Porto Velho, no qual o objetivo era para embasar ações de manejo, como forma de equilibrar essa problemática.
 
 
Na Sedam, a pauta foi a união entre a Unir e a Secretaria. A deputada Lebrinha, foi buscar este alinhamento técnico com o objetivo de acelerar o início dos trabalhos de manejo sustentável do pirarucu no Rio Guaporé, possibilitando mais pesquisas e estudos voltados ao entendimento da sua infestação e seu controle adequado.
 
 
Conforme explicou o secretário Marco Antonio Lagos, o estado já desenvolve trabalhos nesse sentido, “como na reserva do Rio Cautário, em parceria com o Ibama, o manejo do Pirarucu, além do equilíbrio ambiental, tem gerado renda e oportunidade para a população local”, ressaltou. Além disso, o secretário sinalizou positivo para uma parceria com a Universidade, e se comprometeu com apoio técnico para início das pesquisas.
 
 
Lebrinha usou da oportunidade para agradecer à Sedam, aos pesquisadores e à vereadora de Costa Marques e se mostrou aberta para mais debates envolvendo o equilíbrio entre economia e meio ambiente no Vale do Guaporé. “Agradeço a doutora Carolina que nos auxilia nessa pauta delicada, de grande importância e para as populações da região do Rio Guaporé, e ao secretário Marco que abraça essa causa com tanto comprometimento”, finaliza.
 
 
O debate contou com a participação e contribuição do excelentíssimo Secretário Estadual de Desenvolvimento Ambiental, Marco Antônio Ribeiro de Menezes Lagos o Secretário Adjunto, Gilmar Oliveira de Souza a Diretora Executiva, Ana Gabriela Rover Freitas da Cunha o Coordenador de Unidades de Conservação, Thales Quintão a Gerente de Unidades de Conservação, Thayla Araújo e a Gerente Regional de Gestão Ambiental de Costa Marques, Jemylly Duarte.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS