A invasão de terras rurais no Brasil voltou a ser tema em Brasília, desta vez durante uma audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), realizada nesta quinta-feira (4). Na ocasião, o senador Jaime Bagattoli (PL) descreveu que as invasões por movimentos rurais criam um ambiente caótico no campo.
“Se nada for feito podemos ter, em breve, um grande conflito no campo e talvez até mortes. Não é isso que o produtor brasileiro quer e muito menos a população em geral que precisa ter um ambiente seguro no campo para o bem da economia”, afirmou o parlamentar.
A fala do senador foi direcionada aos ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, que foram ao Senado defender a retomada do programa de reforma agrária.
Recentemente, o senador Jaime protocolou dois projetos de lei que buscam garantir a proteção de terras rurais regularizadas. Uma clara resposta aos constantes episódios de invasão por membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
A primeira proposta do senador busca tratar a invasão de propriedade rural privada rural como crime contra o patrimônio. Já um segundo projeto de lei prevê o auxílio policial ou uso de segurança privada para repelir invasão de terra ou para a reintegração do imóvel invadido.