EM AUDIÊNCIA: Confúcio Moura defende agricultura familiar em debate na Comissão de Meio Ambiente

O parlamentar ressaltou que o Estado foi edificado sob a égide da colonização de um eldorado, e ele, na década de 1970, como médico recém formado lá chegou junto a uma essa leva de imigrantes

EM AUDIÊNCIA: Confúcio Moura defende agricultura familiar em debate na Comissão de Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
 
Nessa segunda-feira (07), durante a audiência pública remota da Comissão de Meio Ambiente do Senado que abordou a alimentação saudável e os modelos para uma agricultura sustentável, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) defendeu a valorização do pequeno agricultor e enfatizou que Rondônia e um Estado com uma agricultura familiar robusta.
 
O parlamentar ressaltou que o Estado foi edificado sob a égide da colonização de um eldorado, e ele, na década de 1970, como médico recém formado lá chegou junto a uma essa leva de imigrantes. “Logicamente entrou muita gente do Sul e de outros estados mais ou menos afugentada pela agricultura industrializada que estava entrando naquela época no Paraná e em outros Estados”, disse.
 
Quando foi prefeito da cidade de Ariquemes, o parlamentar afirmou que o município passou a comprar comida da agricultura familiar diretamente para os hospitais e para todas as escolas. “A compra era feita com uma licitação em separado, somente com os pequenos. Não deixavam os supermercados e outros atacadistas participarem, só mesmo as agriculturas familiares”, lembrou.
 
O senador destacou que no período em que era governador, o então ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Afonso Florence, o animou a levar aos agricultores familiares o conhecimento científico e a tecnologia. “Ele me ajudou a montar a primeira feira de agricultura familiar do Estado de Rondônia. Inclusive, o financiamento de até R$50 mil de máquinas ou insumos o Governo do Estado pagava – era juro zero –, para justamente estimular a agricultura familiar”, pontou.
 
O debate contou com a participação de representantes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, Rafael Zavala; da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),Thalita Antony; da ACT Promoção da Saúde e membro do Núcleo Gestor da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, Paula Johns; da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Paulo Petersen; do diretor da Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita, Airton Rubenich ; e da vice-presidente do Instituto Brasil Orgânico, ativista, escritora e apresentadora, Bela Gil.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS