Em despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (3) o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) solicitou ao Congresso Nacional providências para a indicação do senador Marcos Rogério da Silva Brito (DEM-RO) para exercer a função de vice-líder do governo no Congresso Nacional.
Uma fonte próxima ao senador revelou que o convite foi feito em 19 de agosto, em almoço que Bolsonaro realizou no Palácio do Planalto com várias lideranças dos partidos do Centrão e da direita - incluindo nomes do MDB e do PSL.
O evento ocorreu em meio ao movimento de trocas na liderança da articulação política no Congresso iniciado com a indicação de Ricardo Barros, do Progressistas, como líder na Câmara.
Marcos Rogério atuou até então como primeiro vice-líder do partido dele, o Democratas (DEM) – mesma legenda dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia.
O DEM é um partido que, apesar de ainda possuir dois ministros no Executivo (Onyx Lorenzoni, da Cidadania, e Tereza Cristina, da Agricultura), não faz parte da base governista.