Litorina e Calamazu serão totalmente reformadas pelo Grupo Rovema à custo zero para o município
Foto: ASSESSORIA
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em uma articulação do Vereador Professor Aleks Palitot, foi realizada na manhã desta terça-feira (04) no pátio da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), a celebração de um convênio Público/Privado entre o Grupo Rovema e a Prefeitura de Porto Velho, representada pela Funcultural e Semdestur, para recuperação da Litorina e da Calamazu, artefatos históricos que em breve estarão a disposição da população.
A vistoria reuniu ainda o representante do vereador, Marklin Cantanhede e ferroviários que instruíram o grupo de trabalho sobre a melhor forma de retirar os equipamentos do galpão e transportá-los para a oficina da empresa. De acordo com os responsáveis estes artefatos em alguns meses serão devolvidos totalmente reformados, sem nenhum ônus para Porto Velho.
“Hoje demos um grande passo em relação a EFMM. Conseguimos junto ao grupo empresarial Rovema, a completa reforma da Litorina e da Calamazu. Algo que foi muito bem ajustado, ainda no ano passado, para que não houvesse nenhum contratempo operado por forças contrárias”, afirmou Palitot.
Tribuna
“Quero aqui deixar o meu muito obrigado à Funcultural em nome do Secretário Ocampo, o meu muito obrigado ao Secretário Eusébio da Semdestur e ao Grupo Rovema, além dos ferroviários que sempre acompanham com valiosas colaborações”, proferiu o vereador durante fala na tribuna, em sessão, na tarde desta terça.
Segundo o supervisor de Marketing do Grupo Rovema, Marco Antônio, “hoje viemos analisar de que forma faremos a retirada da Litorina do galpão até a oficina, mas atendendo um apelo do Professor Aleks Palitot firmamos uma parceria público/privada com a Prefeitura para essa recuperação. O grupo possui 30 anos de Rondônia e sentimos a necessidade de também participarmos de um momento histórico tão marcante”, explica Marco Antônio.
“Quero parabenizar o vereador Professor Aleks Palitot, que intermediou esse diálogo entre o Grupo Rovema e a Prefeitura e hoje estamos aqui com a Funcultural buscando resgatar e melhorar a imagem de nossa história. O passeio de litorina é um grande atrativo turístico e por isso o interesse da pasta que essa recuperação ocorra”, declarou o Secretário Eusébio Lopes, da Semdestur.
Parceria
Altair Santos, diretor da Funcultural, conta que o grupo Rovema, de forma sensível se aproximou da Prefeitura de Porto Velho com o intuito de colaborar com a gestão através da reforma e revitalização destes equipamentos históricos que possuem um grande valor simbólico para a história. “São itens queridos e procurados pela população de Porto Velho, principalmente para os passeios aos fins de semana”, afirmou Tátá.
De acordo com o diretor, as peças serão recuperadas por completo e em breve a cidade terá mais dois dispositivos para a população. O Convênio foi ofertado pelo Grupo que demostrou interesse em firmar essa parceria. “Temos a obra de revitalização de todo o Complexo da Estrada de Ferro em andamento, realizada pela Santo Antônio Energia, sob a coordenação da Prefeitura e para que pudesse haver essa parceria precisava de um item que estivesse fora desse contrato e esses bens são justamente a Litorina e a Calamazu”, detalha.
“Eu sempre acredito muito nessa possibilidade dessas parcerias que são benéficas para a nossa história e agora que as peças receberão essa reforma tão necessária, concordo com esse encontro entre empresa privada e poder público. Acho que é fundamental para estes casos e para que se resolva. A litorina era o meio de transporte das autoridades da época da EFMM e fico muito feliz em vê-la novamente funcionando”, afirma Antônio Moisés um dos condutores da Litorina.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!