Solução da exploração de diamantes está próxima, afirma Mosquini

Solução da exploração de diamantes está próxima, afirma Mosquini

Solução da exploração de diamantes está próxima, afirma Mosquini

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma reuniāo nesta quarta-feira (24) no Ministério da Justiça, em Brasília, marcou o início da definitiva soluçāo para a questāo da exploraçāo de diamantes na Reserva Roosevelt, dos índios Cinta Larga, no município de Espigāo do Oeste. O deputado federal Lúcio Mosquini (PMDB/RO) participou do encontro e está otimista com uma breve soluçāo para o caso.

"O ministro José Eduardo Cardozo ficou impressionado com a gravidade do problema, exposto pelo procurador da República Reginaldo Trindade, do MPF. Ele determinou a criaçāo imediata de um grupo de trabalho dentro do Ministério da Justiça envolvendo FUNAI, Polícia Federal, AGU e outros órgāos para aprovar as soluções apresentadas pela comitiva de Rondônia", afirmou Mosquini.

 
O Ministério Público Federal de Rondônia apresentou ao ministro uma proposta para regulamentar a exploraçāo dos diamantes e acabar com o contrabando e as ações ilegais como o garimpo. O objetivo é gerar renda e preservar os direitos dos indígenas, além da possibilidade de arrecadaçāo de impostos pelo poder público.
 
De acordo com a proposta do MPF a exploraçāo seria feita pelos próprios Cinta Larga e empresas que seriam selecionadas através de licitaçāo, com severa fiscalizaçāo pelo Governo Federal.
Participaram da reuniāo boa parte da bancada federal de Rondônia, deputados estaduais, representante do Governo de Rondônia e dos índios Cinta Largas e a deputada estadual Lúcia Tereza (PP), que foi prefeita de Espigāo do Oeste e conhece de perto o impasse.
 
Foi consenso na reuniāo que esta é a primeira vez que todas as partes envolvidas - MPF, poder público, comunidade indígena e representantes da sociedade civil - se unem de forma efetiva para buscar uma soluçāo para o problema. A problemática da Reserva Roosevelt nāo envolve apenas a exploraçāo das riquezas da regiāo e os direitos indígenas, mas também é uma questāo de segurança pública, pois a possibilidade de conflito no local é iminente.
 
"Atualmente todos perdem com a exploraçāo ilegal, índios, poder público e sociedade como um todo. Esta é uma questāo polêmica mas tem que ser encarada com determinaçāo e coragem. Através de meu gabinete ficarei atento à evoluçāo deste grupo de trabalho. Segundo o próprio ministro teremos novidades já na semana que vem. Da nossa parte posso garantir que o Congresso Nacional está pronto para aprovar a proposta em regime de urgência", concluiu Mosquini.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS