Aprovado Projeto de Lei para a criação do Programa de Gestão Financeira às unidades prisionais e centro socioeducativos

Aprovado Projeto de Lei para a criação do Programa de Gestão Financeira

Aprovado Projeto de Lei para a criação do Programa de Gestão Financeira às unidades prisionais e centro socioeducativos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O projeto, de autoria da deputada estadual Epifânia Barbosa, tem como objetivo a transferência de recursos financeiros em benefício das unidades prisionais e centros socioeducativos, que passarão a atuar como unidades desconcentradas da Secretaria de Estado de Justiça (SEJUS), nos moldes do artigo 75, da Lei Complementar, nº. 733/2013. O projeto foi aprovado durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Rondônia, que aconteceu dia 26 de novembro.

A parlamentar explica que, a partir da criação do Programa de Gestão Financeira às Unidades Prisionais e Centros Socioeducadores (PROGESFI), as unidades serão dotadas de maior autonomia orçamentária e financeira. Esta descentralização, sem dúvida, vai incorrer em mais rapidez e eficácia na realização das atividades. “O foco principal é disponibilizar recursos visando à celeridade, por exemplo, na execução de pequenos reparos, na manutenção e conservação dos mobiliários e equipamentos, bem como os espaços físicos das unidades”, afirmou.

Epifânia lembra ainda que, os recursos também serão destinados para a aquisição de material permanente prioritário e material necessário à saúde, educação, e segurança dos funcionários, reeducandos, socioeducadores, além do apoio ao desenvolvimento de atividades de reinserção social.

Em seu pronunciamento, a deputada frisou os recursos vão beneficiar mais de 60 unidades executoras, entre casas de detenção; penitenciárias; unidades de semi-aberto; colônias penais; cadeias públicas e centros socioeducativos localizados na capital e interior de Rondônia. “Mediante a descentralização dos recursos para estas unidades executoras, a atividade-fim será brevemente efetivada, pois as necessidades das unidades prisionais e centros socioeducativos deverão ser atendidos o mais rápido possível, por se tratar de atendimento a homens, mulheres e adolescentes em conflito com a lei. Conhecendo a morosidade burocrática, a descentralização vai minimizar possíveis entraves dos problemas surgidos no dia a dia”, comentou.

Vale destacar que as unidades prisionais e os centros socioeducadores somente serão beneficiados àquelas que tiverem Unidade Executora própria, as quais serão responsáveis pelo recebimento e aplicação dos recursos financeiros a elas destinados. As unidades prisionais e centro socioeducativos que ainda não possuam Unidades Executoras ou não estejam aptos para a percepção dos recursos, continuarão sendo atendidos diretamente pela SEJUS.

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS