Moreira quer garantir reconhecimento da atividade rural na Constituição

Moreira quer garantir reconhecimento da atividade rural na Constituição

Moreira quer garantir reconhecimento da atividade rural na Constituição

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um dos mais articulados defensores do produtor rural, o deputado federal Moreira Mendes (PSD-RO) apresentou, nesta semana, Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 338/2013, destinada a reconhecer as peculiaridades rurais regionais e locais. A proposta dispõe ainda sobre a atividade rural como de caráter peculiar. Segundo o parlamentar rondoniense, o agronegócio alcançou um patamar de excelência e agora é considerado por setores do próprio governo como a “salvação da lavoura” da economia brasileira. No entanto, a Constituição Federal não tem um capítulo que proteja a produção agrícola e o produtor, por isso, ele ressalta a importância da proposta.

De acordo com Moreira, a PEC acrescenta novo capítulo a Constituição para proteger como bem nacional a produção rural e as atividades produtivas regionais.

“A Carta Magna têm capítulos para proteção de índios, meio ambiente, instituições econômicas, etc. Isso é ótimo. Mas existe uma carência no texto constitucional sobre a atividade rural. Porém, devemos proteger o setor que mais fortalece o PIB. Essa PEC tem por objetivo defender o produtor rural, a produção e fazer com que o homem da cidade entenda e veja a importância que tem o produtor rural na economia nacional”, ressaltou o parlamentar.

Moreira Mendes conseguiu mais de 220 assinaturas de apoio a PEC, 47 a mais que o mínimo exigido pelo Regimento da Câmara, que é de 171 assinaturas para a tramitação da proposta na Casa.

A PEC inicia a sua tramitação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), onde será analisada em, no máximo, cinco sessões. Se aprovada, será criada a Comissão Especial para análise da matéria. “Tenho certeza que essa proposta vai ser amplamente discutida e certamente promulgada em breve para se tornar mais um capítulo de importância na nossa Constituição”, disse Moreira.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS