O encontro entre profissionais da educação, realizado na manhã de quinta-feira (02), na escola Major Guapindaia, é resultado de um projeto de lei da Deputada Epifânia Barbosa, que prevê a discussão sobre o Bullying na primeira sexta-feira do mês de agosto.
Em alusão ao projeto, o momento também foi marcado pelo lançamento da Cartilha de Orientação de Combate ao Bullying, da SEDUC, que será disponibilizada às escolas estaduais, para ser trabalhada com os alunos.
De acordo com a coordenadora da publicação, Zuleide Farias, “a cartilha é a base de um estudo profundo para dar início ao combate contra o bullying”. E sobre o projeto de lei da Deputada Epifânia, ela ressalta que “o mesmo é importante porque é a partir dessa lei que vamos regulamentar nas escolas a discussão sobre esse tema. O projeto da Epifânia está encabeçando todo esse programa, ele nos obriga a pensarmos sobre isso e criarmos mecanismos para resolver esse problema”, disse Zuleide.
O evento contou com uma palestra ministrada por uma psicóloga e apresentou dados em que Porto Velho ocupa o 17º lugar no índice da prática de bullying do País, além de relatos acerca dos casos mais graves do mundo, que acabaram em tragédia.
Para Epifânia Barbosa, o problema deve ser levado a sério e não como uma brincadeira. “Vejo muitos dizendo por aí que em tal época não existia bullying, que isso é só brincadeira entre os envolvidos, mas pra mim só é brincadeira quando todos se divertem e não é isso que acontece na prática do bullyng”, ressaltou a parlamentar.
A deputada também disse que “é preciso a ajuda de todos na identificação, denúncia e combate a essa prática preconceituosa que acaba gerando consequências graves na vida das vítimas e até mesmo fatais para todos os envolvidos", finalizou Epifânia.