A Câmara Municipal aprovou na sessão desta segunda – feira, 15, em primeira e segunda votação, projeto de lei de autoria do vereador Léo Moraes (PTB) que cria o distrito de Rio Pardo no Município de Porto Velho.
Para aprovar a matéria que segue para sanção do prefeito Mauro Nazif (PSB), o plenário da Casa de Leis aprovou uma emenda à lei Orgânica do Município, de autoria também do petebista, alterando a redação do seu artigo 42, dando poderes para o Legislativo iniciar o processo de criação de distritos.
Léo Moraes destacou que a iniciativa representa um importante avanço para os moradores da localidade que vêm sofrendo ao longo dos anos por falta de investimentos por parte do Poder Público na melhoria da sua qualidade de vida.
“Com a provação da nossa propositura, a comunidade terá autonomia administrativa, podendo pleitear as reivindicações, conforme a sua necessidade”, frisou o parlamentar, ressaltando que um das grandes dificuldades hoje do local é a falta de energia elétrica.
Ele destacou que a localidade não conta com estrada para escoar sua produção e já foi inaugurado um posto de saúde com um carro à disposição para os moradores, que segundo ele, estão ansiosos por mais benefícios.
No que tange a educação, Rio Pardo conta com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio Pardo localizada na BR 364, KM 67 Linha Cacoal, KM 80 – Flona Bom Futuro com ensino regular de 1º a 5º ano.
Esse estabelecimento de ensino tem duas extensões – a Escola Municipal de Ensino Fundamental Marco Azul I, situada no Ramal Saracura Estrada de Buritis Km 62, sentido Ariquemes e Escola Municipal de Ensino Fundamental Marco Azul II , ramal Saracura Estrada de Buritis, sentido Ariquemes.