POLITICANDO – O efeito Kazan e os politicos - Paulo Andreoli
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Já diz o ditado, sucesso é dez por cento de inspiração e 90 por cento de transpiração.
Uma recente pesquisa divulgada em Rondônia mostra como pensa o rondoniense na hora de votar. Confesso que me surpreendi com algumas leituras que podem ser feitas na informação aferida. Uma delas é o nome do novato em politica, empresário Kazan Roriz.
Kazan se lançou na vida pública recentemente. Militando no PEN – Partido Ecológico Nacional, agregou um grande número de boas cabeças ao seu redor. Na pesquisa aparece em 4º lugar, atrás de Expedito Junior, Ivo Cassol e Hermínio Coelho. Considerando que os dois primeiros citados tem problemas com a Justiça, o “neo-politico” ficaria hipoteticamente em segundo.
O que se pode tirar desta pesquisa? Que supostamente, o eleitor começa a enxergar que para ser prefeito ou governador é necessária uma pessoa com visão empreendedora, empresarial para ser mais exato. Há tempos já se fala que não existe “faculdade ou curso” para empresário. É um dom. Muitos empresários bem sucedidos, que comandam milhares de colaboradores, muitas vezes nem passaram pelos cursos secundários.
Já não podemos em Rondônia elegermos políticos profissionais, com longa vida no legislativo. Uma coisa é legislar em Assembléias (estaduais e federais) além do Senado. O nome já diz, Parlamento. Lugar de “falar” numa simplista explicação. Trabalhar que é bom....pegar no pesado, então...
Outra é o poder Executivo, onde as coisas realmente acontecem. Onde decisões tem que serem tomadas com celeridade. Gerenciamento e gestão devem ser premissas. Do esforço diuturno vem a chamada “competência”. Ser um bom parlamentar não é sinal de ser competente no campo das ações inerentes ao chefe do poder executivo.
E estamos pagando por isso. Quem discorda que o atual governador Confucio Moura foi um ótimo parlamentar federal? Marcou sua passagem pelo congresso nacional pela defesa intransigente do povo rondoniense. Imprimiu marca indelével de defensor da democracia e Liberdade de Expressão.
E o prefeito Mauro Nazif. Alguém discorda que o “turco” é de longe um dos nossos melhores representantes de Rondônia na capital da republica. Verdadeiro defensor dos funcionários públicos deste estado.
E na condição de “executores”? Qual o grande projeto tocado por eles, Mauro e Confucio? Seja na vida particular ou empresarial, já que ambos são médicos com empreendimentos particulares.
Como é a empresa do Nazif? O que cresceu nos últimos 20 anos? Conseguiu imprimir um gerenciamento competente que o levasse a se tornar excelência no atendimento, ampliando o número de pessoas beneficiadas? Acredito que não. Basta passar e olhar sua “empresa” na Vila Tupi. Tive uma idéia. Podia pelo menos pedir para o irmão Gilson fazer uma fachada nova?
E o Hospital do governador em Ariquemes? Amigos que conhecem dizem que é muito bom, porém totalmente gerenciado por sua esposa, médica de profissão com grande tino organizacional. O próprio Confúcio já disse por diversas vezes que não administra há anos o empreendimento familiar. Não passa nem perto.
Outros empresários assim o Kazan da Fox Pneus, que possui atuação comercial em todo o estado, já se mexem para buscar a vida de “executor mestre” em Rondônia. O amigo Mário Português no pleito passado foi um dos que tentaram chegar ao comando da capital. Recebeu meu sufrágio em primeiro turno. Não chegou ao segundo. Mas tinha o perfil necessário para dar um choque de gestão nesta “favela”, criada por maus políticos. Pelos oito anos de petismo e obras públicas sebosas e mal feitas. Como se diz no linguajar local, feitas por administrador de mão remosa.
Uma capital construída por políticos que partem da premissa que para ser secretário de município ou governo basta empunhar uma bandeira nas esquinas e comícios em período eleitoral, muitas vezes em horário comercial. Na cabeça de politico profissional, este sim é competente, muitas vezes em detrimento a servidores de carreira.
Outros empresários devem ser unir em busca de melhorar a vida de nosso povo. Dos nossos filhos e netos. Que venham novos empreendedores buscar candidaturas para construirmos verdadeiramente nosso rincão. Que seja o efeito Kazan.
Já que para o conhecido blá-blá-blá já estamos bem servidos de políticos que padecem de falta de gerenciamento crônico.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!