POLITICANDO
Mais uma vez volto com informações de bastidores da campanha política 2012 na capital. São conversas ouvidas em comitês, botecos e supermercados. Muito papo quente, muita fofoca. Seguindo a linha que não sou “diskete” para guardar informação, relato algumas.
Aos citados, um aviso. Não venham me fazer gastar dinheiro com advogado na Justiça Eleitoral. O espaço está aberto a todos. Com amplo direito de resposta. Então vamos ao que interessa e ao que o povo anda falando pela cidade.
DA GATA
Uma iminência parda, supostamente ligada ao crime organizado estaria sendo vista com frequência na companhia de Lindomar Garçom, candidato líder das pesquisas a prefeitura de Porto Velho. Atende pelo sugestivo nome de Fernando da Gata, o suposto patrocinador de Garçom. O estelionatário barra pesada, que quer como “pagamento” pelo apoio financeiro num suposto caixa 2, acesso irrestrito a alguma secretarias.
Acho difícil um bandido estar bancando a campanha do Lindomar, até porque o candidato declarou ao TRE na primeira parcial de prestação de contas que nada havia gasto. Nada de adesivo, nada de gasolina, nada de santinhos. Então tá. Se alguém da Polícia Federal estiver lendo estas mal traçadas linhas, pode por favor apurar este encosto em Garçom. Onde tem fumaça tem fogo, já dizia um rastafari amigo meu.
CANDEIAS
Garçom é o ex-prefeito de Candeias do Jamari, município atualmente comandado por um parente seu. E Candeias, venhamos e convenhamos não é exemplo de cidade bem cuidada, de exemplo de administração bem feita. Na verdade, depõe contra o discurso de grande administrador do “boa praça” Garçom.
CHUMBO GROSSO
Vem chumbo grosso para o lado do líder. Casos de família estão sendo apurados por adversários e pode entornar o caldo.
NÃO SOU BURRO
O candidato Mário Português deu azia estes últimos dias por conta da boataria dos adversários jogada nos quatro cantos da cidade. Para queimar o “Portuga” afirmam até que ele matou gente. Desespero puro da concorrência. Outros xenófobos mandam espalhar que ele “não é brasileiro”.
Mário continua absorvendo a pancadaria abaixo da cintura, mas quem conhece o empresário, sabe que “chumbo trocado não dói” e nos debates, ao vivo, vai ter troco.
VICE FALASTRÃO
Português reclamou do candidato a vice de Fátima Cleide, o empresário Miguel de Souza. Disse não entender como Miguel, há cerca de 60 dias lhe visitou na sua empresa e disse que ele “era o cara”. Miguel disse que Mário era melhor administrador que conhecia e que seria o nome ideal para compor chapa com ele.
Atualmente, amargando com Fátima Cleide (PT) a 5ª colocação do IBOPE em intenções de voto na capital, teria começado a futricar, queimando Mário Português onde passa. Será? Depois falam que mulher que é fofoqueira...
PAPO FURADO
O discurso moralista da jovem médica, advogada, vereadora e empresária Marina Carvalho pode vir por terra. Explico, com discurso redondo contra a corrupção, a jovem burguesa que em período eleitoral está andando desde mototaxi até ônibus lotado, pode ver sua “versão” desmontada por fatos recentes da política local.
Que Mariana passou quatro anos na Câmara de Vereadores em total passividade aos desmandos de Roberto Sobrinho não é novidade.
Mas novo é saber que a mega-ultra-power Mariana não tomou nenhuma atitude em relação ao seu companheiro de partido (PSDB), o jovem deputado Jean Oliveira ( dispensa apresentações), indiciado por corrupção na operação Termópilas.
Mariana não deu um pio. Fez de conta que não era com seu partido. È o ditado, me diga com quem andas.....
Estamos aguardando seu posicionamento Mariana. Você concorda com as atitudes de Jean, seu mais que amigo. Pode dar uma explicação pelo seu silêncio sobre o caso?
ESTUFA URNA
O vice de Mariana, o advogado Guilherme Erse estaria sendo duramente retaliado pela equipe de campanha de Mariana. Tirado mesmo. E não só ele. Toda a família Moreira Mendes está “fora”.
Aqui pensando com meus botões. O vice da Mariana devia ser seu irmão, um exemplo de pessoa doce e requintada....
PERDEU
Perdendo seu tempo. Assim pode-se repetir o que seu ouve da campanha do candidato do PMDB, médico José Augusto. Começou perdido e está assim como no futebol, na zona de rebaixamento. A duvida é? Porque o médico trocou o nome do seu hospital antes da campanha. Seriam dívidas fiscais impagáveis? Resumindo - È a chamada campanha “natimorta”.
OVO
Fala-se pouco do dr. Mauro. Sabido e notório que o turco Mauro sai candidato a prefeito a cada 4 anos para “de graça” manter seu nome na mídia e continuar com seu mandato de deputado federal. Não está com aquela vontade toda. Dizem que se o médico tirasse o “ovo da boca”, mais gente entenderia suas propostas. Sem trocadilhos. A dicção de “brimo” judia do telespectador.
FÁTIMA
Lá embaixo da tabela do Ibope, a candidata preferida de Roberto Sobrinho respira e sonha com um segundo turno. Pode ser o último suspiro para o PT do mensalão em Porto Velho que vem ladeira abaixo. Do PT de Fátima Cleide, professora e sindicalista.
Alguém pode perguntar para a amiga da Dilma e Lula se realmente houve o mensalão petista ou seus amigos estão sendo condenados pelo STF por pura sacanagem da justiça? Havia ou não havia o mensalão em Brasilia?
E OS OUTROS?
Quanto aos outros candidatos do pleito 2012 a prefeitura de capital, vou repetir o que ouvi de um antigo comentarista político. É melhor nem comentar nada...Não se chuta cachorro morto...