|
Envolvida em escândalo, Multimidia é acusada de favorecer, com verba pública, empresas de comunicação da família do senador Acir Gurgacz, cujo tio é diretor do Detran e vice-governador. |
Depois de fazer a campanha eleitoral do governador Confúcio Moura (PMDB) em Ariquemes, a empresa de publicidade Multimidia ganhou a milionária publicidade do Detran. A empresa está sendo acusada de distribuir a publicidade oficial do órgão apenas atendendo a interesses políticos e familiares do diretor geral do Detran, o vice-governador Airton Gurgacz, e do próprio dono da Multimidia.
Tal fato gerou denúncias junto ao Ministério Público, formulada pela direção do site Rondoniaovivo, o primeiro do ranking no jornalismo eletrônico, de acordo com pesquisas da PNA Publicidade, empresa que detém a conta da Assembleia Legislativa de Rondônia.
O Rondoniaovio, uma empresa jornalística , não foi contemplado com a publicidade do Detran, mas um site com pouco mais de mil acessos diários (de acordo com o mesmo levantamento da PNA), foi.
O mesmo se deu com vários outros veículos de comunicação, entre emissoras de rádio e televisão.
Em Vilhena, por exemplo, a rádio Onda Sul abocanhou uma fatia do bolo publicitário. Coincidentemente, a rádio pertence ao dono da Multimídia, de acordo com a denúncia da direção do Rondoniaovivo.
Segundo esta mesma denúncia, a Multimidia está concentrando os gastos publicitários nas emissoras de rádio e televisão do senador Acir Gurgacz (PDT) e em veículos de comunicação que publiciam notícias favoráveis ao político, que sonha com a reeleição - tudo em detrimento dos demais veículos de comunicação que não seguem a mesma linha.
DENÚNCIA DE EXTORSÃO
Com o objetivo de se contrapor às denúncias que chegaram ao Ministério Público sobre favorecimento e direcionamento de verbas públicas a grupo político, a Multimídia, em nota assinada por sua Diretoria, informou, nesta quarta-feira, que também foi ao MP para denunciar suposta tentativa de extorsão por parte de sites de notícias de Rondônia.
Os donos da empresa de publicidade, entre eles o marido de uma ex-assessora de Confúcio Moura trazida de Ariquemes, diz que donos de sites de notícias estão tentando extorquir a Multimídia.
No entanto, os empresários não citaram nomes. Prometem fazê-lo ao Ministério Público e à polícia. Dizem que também gravaram a suposta tentativa de achaque e prometem divulgar o fato e entregar as gravações às autoridades.
|
O próprio senador Acir Gurgacz (PDT), sobrinho do diretor Airton Gurgacz, também é citado em gravações da PF como uma pessoa que "gosta muito de dinheiro". |
Envolvida em sérias denúncias de improbidade administrativa em Ariquemes, a Multimídia ganhou um contrato de R$ 4 millhões com o Detran e, deste total , já teria gasto mais de R$ 1 milhão e 400 mil. Ninguém sabe aonde foi parar esse dinheiro, mas o Ministério Público quer saber.
O promotor de justiça Alzir Marques , do MP, deve requerer à justiça, como medida cautelar, que suspenda a publicidade do Detran até que fique claro quais são os critérios utilizados pelo órgão na distribuição da chamada mídia.
Em relação à Assembleia Legislativa, o MP tem estado atento para impedir que os recursos públicos destinados à publicidade sejam direcionados para este ou aquele grupo de comunicação ou sejam usados para beneficiar grupos políticos.
O MP deve adotar o mesmo procedimento em relação ao Governo do Estado e ao Detran. Fala-se num TAC - Termo de Ajuste de Conduta - em que fiquem estabelecidos critérios técnicos para o recebimento de verba publicitária pelos órgaõs de comunicação, como acontece na Assembleia. Quem tem mais audiência, recebe mais.
Além da questão do favorecimento puro e simples, a Multimidia teria retaliado alguns sites de notícias que publicaram recentemente reportagem sobre as denúncias que pesam contra o diretor do órgão, coronel João Maria Sobral de Carvalho, acusado pela Polícia Federal e Ministério Público de envolvimento num esquema criminoso desbaratado pela Operação Termópilas.
O próprio senador Acir Gurgacz (PDT), sobrinho do diretor Airton Gurgacz, também é citado em gravações da PF como uma pessoa que "gosta muito de dinheiro".
LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA DA MULTIMIDIA EM QUE DENUNCIA SUPOSTA TENTATIVA DE ACHAQUE E PROMETE LEVAR O CASO À POLÍCIA E AO MP
|
Acreditamos que a justiça vai coibir com rigor quem está fora da Lei e posteriormente puni-los. |
A Agência Multimídia Marketing tem sido vítima de várias tentativas de extorsões por alguns sites de notícias, e com isso foram relatados para as autoridades e estão sob observação.
A última tentativa ocorreu nesta última segunda-feira (11/06/2012), na Agência Multimídia de Porto Velho, sendo tudo gravado pelas câmeras de segurança da Agência e que será colocado à disposição da justiça. Quando a diretoria da Agência se recusou a ceder as pressões por dinheiro, recebeu duras ameaças de retaliação. Também foi notificado e identificado que alguns sites de notícias estão agindo em grupo, ou seja, unindo forças para pressionar empresas de propaganda e publicidade a liberar recursos de mídia além dos limites estabelecido por Lei.
Inconformada com esta situação que vem se alastrando há meses, a Agência Multimídia prestou queixa na polícia nesta última terça-feira (12/06/2012) e procurou o Ministério Público para relatar todos os ocorridos.
A Agência Multimídia informou à polícia que pelo menos quatro sites fazem parte desse grupo, um dando cobertura para o outro em matérias caluniosas e difamatórias, ou seja, matérias mentirosas, totalmente distorcidas da realidade, e que não condizem com a verdade, tentando denegrir a imagem de pessoas e empresas.
A Multimídia sempre agiu corretamente e com lisura, tendo todos os seus processos fiscalizados e aprovados pela justiça, procedimento normal a todas as empresas que prestam serviços para a iniciativa pública. A Agência está crescendo sim, obrigado, mas está crescendo porque trabalha muito, dia e noite, sábados, domingos, feriados, dias santos, com uma equipe forte e unida, de credibilidade, competente, atendendo clientes da iniciativa pública e privada em todo estado de Rondônia. Talvez isso incomode alguns indivíduos, que querem ganhar dinheiro na moleza, sentados em uma salinha qualquer extorquindo pessoas.
Acreditamos que a justiça vai coibir com rigor quem está fora da Lei e posteriormente puni-los.
Agência Multimídia Marketing
Diretoria