TAC DA PUBLICIDADE JÁ - Empresa trazida pelo governador Confúcio Moura de Ariquemes será investigada pelo MP

Envolvida em escândalo, Multimidia é acusada de favorecer, com verba pública, empresas de comunicação da família do senador Acir Gurgacz, cujo tio é diretor do Detran e vice-governador.

TAC DA PUBLICIDADE JÁ - Empresa trazida pelo governador Confúcio Moura de Ariquemes será investigada pelo MP

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Envolvida em escândalo, Multimidia é acusada de favorecer, com verba pública, empresas de comunicação da família do senador Acir Gurgacz, cujo tio é diretor do Detran e vice-governador.
Depois de fazer a campanha eleitoral do governador Confúcio Moura (PMDB) em Ariquemes, a empresa de publicidade Multimidia ganhou a milionária publicidade do Detran. A empresa está sendo acusada de distribuir a publicidade oficial do órgão apenas atendendo a interesses políticos e familiares do diretor geral do Detran, o vice-governador Airton Gurgacz, e do próprio dono da Multimidia.
Tal fato gerou denúncias junto ao Ministério Público, formulada pela direção do site Rondoniaovivo, o primeiro do ranking no jornalismo eletrônico, de acordo com pesquisas da PNA Publicidade, empresa que detém a conta da Assembleia Legislativa de Rondônia.
O Rondoniaovio, uma empresa jornalística , não foi contemplado com a publicidade do Detran, mas um site com pouco mais de mil acessos diários (de acordo com o mesmo levantamento da PNA), foi.
O mesmo se deu com vários outros veículos de comunicação, entre emissoras de rádio e televisão.
Em Vilhena, por exemplo, a rádio Onda Sul abocanhou uma fatia do bolo publicitário. Coincidentemente, a rádio pertence ao dono da Multimídia, de acordo com a denúncia da direção do Rondoniaovivo.
Segundo esta mesma denúncia, a Multimidia está concentrando os gastos publicitários nas emissoras de rádio e televisão do senador Acir Gurgacz (PDT) e em veículos de comunicação que publiciam notícias favoráveis ao político, que sonha com a reeleição - tudo em detrimento dos demais veículos de comunicação que não seguem a mesma linha.
DENÚNCIA DE EXTORSÃO
Com o objetivo de se contrapor às denúncias que chegaram ao Ministério Público sobre favorecimento e direcionamento de verbas públicas a grupo político, a Multimídia, em nota assinada por sua Diretoria, informou, nesta quarta-feira, que também foi ao MP para denunciar suposta tentativa de extorsão por parte de sites de notícias de Rondônia.
Os donos da empresa de publicidade, entre eles o marido de uma ex-assessora de Confúcio Moura trazida de Ariquemes, diz que donos de sites de notícias estão tentando extorquir a Multimídia.
No entanto, os empresários não citaram nomes. Prometem fazê-lo ao Ministério Público e à polícia. Dizem que também gravaram a suposta tentativa de achaque e prometem divulgar o fato e entregar as gravações às autoridades.
O próprio senador Acir Gurgacz (PDT), sobrinho do diretor Airton Gurgacz, também é citado em gravações da PF como uma pessoa que "gosta muito de dinheiro".
Envolvida em sérias denúncias de improbidade administrativa em Ariquemes, a Multimídia ganhou um contrato de R$ 4 millhões com o Detran e, deste total , já teria gasto mais de R$ 1 milhão e 400 mil. Ninguém sabe aonde foi parar esse dinheiro, mas o Ministério Público quer saber.
O promotor de justiça Alzir Marques , do MP, deve requerer à justiça, como medida cautelar, que suspenda a publicidade do Detran até que fique claro quais são os critérios utilizados pelo órgão na distribuição da chamada mídia.
Em relação à Assembleia Legislativa, o MP tem estado atento para impedir que os recursos públicos destinados à publicidade sejam direcionados para este ou aquele grupo de comunicação ou sejam usados para beneficiar grupos políticos.
O MP deve adotar o mesmo procedimento em relação ao Governo do Estado e ao Detran. Fala-se num TAC - Termo de Ajuste de Conduta - em que fiquem estabelecidos critérios técnicos para o recebimento de verba publicitária pelos órgaõs de comunicação, como acontece na Assembleia. Quem tem mais audiência, recebe mais.
Além da questão do favorecimento puro e simples, a Multimidia teria retaliado alguns sites de notícias que publicaram recentemente reportagem sobre as denúncias que pesam contra o diretor do órgão, coronel João Maria Sobral de Carvalho, acusado pela Polícia Federal e Ministério Público de envolvimento num esquema criminoso desbaratado pela Operação Termópilas.
O próprio senador Acir Gurgacz (PDT), sobrinho do diretor Airton Gurgacz, também é citado em gravações da PF como uma pessoa que "gosta muito de dinheiro".
LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA DA MULTIMIDIA EM QUE DENUNCIA SUPOSTA TENTATIVA DE ACHAQUE E PROMETE LEVAR O CASO À POLÍCIA E AO MP
Acreditamos que a justiça vai coibir com rigor quem está fora da Lei e posteriormente puni-los.
A Agência Multimídia Marketing tem sido vítima de várias tentativas de extorsões por alguns sites de notícias, e com isso foram relatados para as autoridades e estão sob observação.
A última tentativa ocorreu nesta última segunda-feira (11/06/2012), na Agência Multimídia de Porto Velho, sendo tudo gravado pelas câmeras de segurança da Agência e que será colocado à disposição da justiça. Quando a diretoria da Agência se recusou a ceder as pressões por dinheiro, recebeu duras ameaças de retaliação. Também foi notificado e identificado que alguns sites de notícias estão agindo em grupo, ou seja, unindo forças para pressionar empresas de propaganda e publicidade a liberar recursos de mídia além dos limites estabelecido por Lei.
Inconformada com esta situação que vem se alastrando há meses, a Agência Multimídia prestou queixa na polícia nesta última terça-feira (12/06/2012) e procurou o Ministério Público para relatar todos os ocorridos.
A Agência Multimídia informou à polícia que pelo menos quatro sites fazem parte desse grupo, um dando cobertura para o outro em matérias caluniosas e difamatórias, ou seja, matérias mentirosas, totalmente distorcidas da realidade, e que não condizem com a verdade, tentando denegrir a imagem de pessoas e empresas.
A Multimídia sempre agiu corretamente e com lisura, tendo todos os seus processos fiscalizados e aprovados pela justiça, procedimento normal a todas as empresas que prestam serviços para a iniciativa pública. A Agência está crescendo sim, obrigado, mas está crescendo porque trabalha muito, dia e noite, sábados, domingos, feriados, dias santos, com uma equipe forte e unida, de credibilidade, competente, atendendo clientes da iniciativa pública e privada em todo estado de Rondônia. Talvez isso incomode alguns indivíduos, que querem ganhar dinheiro na moleza, sentados em uma salinha qualquer extorquindo pessoas.
Acreditamos que a justiça vai coibir com rigor quem está fora da Lei e posteriormente puni-los.
Agência Multimídia Marketing
Diretoria
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS