Pesquisa em Porto Velho atesta mais de 97% de satisfação do cidadão com a Justiça Eleitoral
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A pesquisa tem como foco a avaliação da qualidade do atendimento prestado pelos cartórios eleitorais, de forma a subsidiar ações de melhoria dos serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral e, com isso, alcançar o nível de excelência
De acordo com o Provimento n. 01/2009, baixado pela titular da Corregedora Eleitoral, Desembargadora Ivanira Feitosa Borges, os trabalhos tiveram início no Fórum Eleitoral de Porto Velho, que reúne o maior colégio eleitoral do Estado (com mais de 255 mil eleitores). A pesquisa foi realizada entre os dias
Primeira: Você conseguiu resolver o assunto que o trouxe à Justiça Eleitoral ?
Segunda: O atendimento recebido foi bom, regular ou ruim ?
Terceira: O tempo de atendimento foi rápido, normal ou demorado?
RESULTADO
Nesse período, a pesquisa foi realizada com 191 pessoas. O questionário era respondido após a conclusão do atendimento nos guichês da Central de Atendimento ao Eleitor ou num dos cartórios eleitorais de Porto Velho. Desse conjunto, 97,38% disseram que conseguiram resolver o assunto que os trouxeram à Justiça Eleitoral. Sobre a qualidade do atendimento, 98,95% responderam que o atendimento foi bom.
Com relação ao último quesito da pesquisa, nenhum entrevistado assinalou que o atendimento foi demorado. Um total de 86,84% respondeu que o tempo de atendimento foi rápido. Apenas 1,05% disseram que foi regular.
A pesquisa apontou outros dados. Dos entrevistados, 25,71% são cidadãos que possuem 17 ou 18 anos. Quanto ao grau de escolaridade, 23,56% têm o ensino médio incompleto.
“Embora o resultado da pesquisa seja bom, ainda há espaço para melhorias, devendo-se continuar execução das ações nesse sentido”, disse o Corregedor Eleitoral em exercício, Desembargador Paulo Kiyochi Mori.
Os gráficos com o resultado da pesquisa foram apresentados [foto] nesta quarta (10) aos representantes das Secretarias do Tribunal e aos servidores lotados na Central de Atendimento ao Eleitor e Cartórios Eleitorais.
“O que queremos é cada vez mais melhorar o atendimento na Justiça Eleitoral, buscando a satisfação do destinatário principal dos serviços eleitorais: o cidadão”, lembrou Edgard Manoel, Assessor da Corregedoria.
A Secretária de Gestão de Pessoas do Tribunal, Solange Garcia, anunciou durante a reunião que o TRE proporcionará aos servidores um curso de “Eficiência no Atendimento ao Cliente”, objetivando atingir o máximo de excelência na prestação dos serviços eleitorais.
Os trabalhos de capacitação e melhoramento no atendimento ao público-alvo da Justiça Eleitoral rondoniense estão sendo desenvolvidos pela Corregedoria e pela Secretaria Gestão de Pessoas do Tribunal, e fazem parte do planejamento estratégico elaborado pelos servidores sob a coordenação da Assessoria de Planejamento do Tribunal.
Existem no TRE vários planos de ações consolidados a partir do levantamento de necessidades efetuado durante a implantação do Programa de Gestão Pública do Governo Federal (GESPUBLICA) neste Regional.
CREDIBILIDADE
Esse resultado vem confirmar a recente pesquisa divulgada no início do ano pelo Instituto Nexus, onde a Justiça Eleitoral do Brasil foi avaliada como a instituição mais confiável do País. Além disso, o levantamento identificou que a urna eletrônica é aprovada por 97% do eleitorado.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!