Conselho discute processo contra Renan; Raupp se dispõe a assumir relatoria do caso

Conselho discute processo contra Renan; Raupp se dispõe a assumir relatoria do caso

Conselho discute processo contra Renan; Raupp se dispõe a assumir relatoria do caso

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO), um dos principais defensores do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), se colocou à disposição do Conselho de Ética da Casa para assumir a relatoria do processo contra Renan. O presidente do Senado é acusado de usar o lobista Cláudio Gontijo, da Mendes Júnior, para pagar pensão e aluguel à jornalista Mônica Veloso --com quem tem uma filha. Dois senadores do grupo aliado já passaram pela relatoria: Epitácio Cafeteira (PTB-MA) e Wellington Salgado (PMDB-MG). Cafeteira, que na sexta passada ameaçou renunciar à relatoria se a votação do relatório que sugere o arquivamento do caso fosse adiada, pediu afastamento do posto na segunda-feira por dez dias alegando problemas de saúde. Ontem, menos de 24 horas depois de assumir a relatoria, Salgado deixou a relatoria contrariado com o novo adiamento da votação do relatório. Hoje, o presidente do Conselho de Ética, Sibá Machado (PT-AC), se reúne com uma comissão de seis senadores do órgão para definir um cronograma de trabalho. Entre os assuntos que serão discutidos na reunião está o depoimento de Renan ao conselho. O senador se ofereceu para prestar depoimento com o objetivo de se defender das denúncias envolvendo a Mendes Júnior e suas transações financeiras. Segundo Sibá, o grupo vai decidir se Renan será ouvido antes ou depois da conclusão de nova perícia que a Polícia Federal deve realizar em documentos encaminhados por Renan. O presidente do conselho também pediu que o senador encaminhe novos documentos para análise, caso ainda queira comprovar parte de suas movimentações. Os senadores do conselho ainda vão discutir os questionamentos a serem feitos para Renan no dia do depoimento. "Temos que apresentar um elenco de perguntas que devem ser apresentadas previamente para o presidente do Senado se preparar para responder", disse Sibá.
AÇÕES
A ex-senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) disse que seu partido já preparou duas ações para garantir os "procedimentos investigatórios" do caso Renan. A idéia do PSOL, segundo Heloísa, é, se o conselho sepultar as investigações, recorrer ao Ministério Público e ao STF (Supremo Tribunal Federal). "Um dia a lama pode ser tornar areia movediça e levá-los para longe", disse a ex-senadora, ao se referir aos que tentam impedir o aprofundamento das investigações no Congresso.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS