Ao considerar que as falcatruas praticadas pelo atual deputado federal Rubens Moreira Mendes e pelo ex-deputado Silvernani Santos não podem ficar sem punição, o deputado Miguel Sena (PV), requereu oficialmente da mesa diretora da Assembléia Legislativa de Rondônia, o desarquivamento do processo que apurou o desvio de milhões de reais, no pagamento de passagens aéreas. A medida visa, segundo o parlamentar, impetrar as ações necessárias no sentido de que eles procedam a imediata devolução deste dinheiro, visando posteriormente empregar em obras sociais.
O deputado Miguel Sena ironizou as recentes declarações do deputado federal Moreira Mendes, ao anunciar sua decisão de processá-lo. Para ele, Moreira Mendes vai ter que processar muita gente, e até mesmo, os ex-membros da CPI que apurou o escândalo e integrantes do Ministério Público. Da tribuna ele citou vários trechos do depoimento de uma ex-funcionária da Tamatur, que detalhou todo o esquema de corrupção montado para desviar recursos da Assembléia Legislativa, inclusive o esquema de códigos, para facilitar a ação dos implicados no caso.
Continuando, disse que conforme consta no relatório da CPI das passagens, que teve como presidente o atual deputado federal Mauro Nazif e relator o ex-deputado Daniel Pereira, o esquema coordenado por Moreira Mendes e Silvernani Santos utilizava-se de notas fiscais frias, seguido de esquema de códigos, e àqueles identificadas com a letra F, significa que era um documento "frio". Ele destacou ainda a ocorrências de certidões falsas apresentadas pela Tamatur e até a utilização de segundas vias de notas fiscais.
Ao elogiar os trabalhos desenvolvidos pelos ex-integrantes desta CPI, o deputado Miguel Sena disse ser necessário que o povo de Rondônia tome conhecimento com relação ao relatório que responsabilizar oficialmente Moreira Mendes e Silvernani Santos, e propõe inclusive: ressarcimento integral do dinheiro desviado; perda de bens; perda dos direitos políticos; proibição de contratar com o poder público, dentre outras.
CPI DO SINTERO
Com relação a CPI do Sintero, o deputado Miguel Siena que somente aguarda o envio de um parecer da Procuradoria Geral da Assembléia Legislativa, para retomar as ações de sua composição. O parecer é em acatamento de requerimento apresentado pelo deputado Ribamar Araújo do PT. O deputado relatou que esteve em Brasília semana passada e disse que encontrou no escritório do advogado Luis Felipe, vasta documentação.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Moreira Mendes processa Miguel Sena por supostos danos morais
*
Deputado federal de Rondônia aponta falta de escrúpulos do governo na edição de Medidas Provisórias