Presidente da Sicília diz que investir em educação é fundamental no combate a criminalidade

Presidente da Sicília diz que investir em educação é fundamental no combate a criminalidade

Presidente da Sicília diz que investir em educação é fundamental no combate a criminalidade

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Presidente da Sicília, Salvatore Cuffaro, afirmou nesta quarta-feira (14), durante palestra no auditório do Ministério Público de Rondônia, que na Sicília uma das estratégias utilizadas na prevenção ao crime organizado foi instituir a cultura da legalidade nas escolas de ensino médio e fundamental. Cuffaro veio a Rondônia, a convite do Ministério Público Estadual, para promover um “Intercâmbio Cultural entre a Sicília e a Sociedade de Rondônia”. * O evento foi aberto com a presença do Procurador-Geral de Justiça, em exercício, Ivo Benitez, que ressaltou o interesse do Ministério Público em fortalecer o intercâmbio como outros países, buscando meios para fortalecer as ações de combate ao crime organizado. “Em reunião na semana passada, em Brasília do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais, recebendo a visita da Procuradora-Geral do Ministério Público nos Estados Unidos que veio em busca da troca de idéias e conversações com os Ministérios Públicos dos vários Estados para discutir essa questão”. *O diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPRO (CEAF), Procurador de Justiça Airton Pedro Marin Filho, explicou que o objetivo do Ministério Público ao promover o intercâmbio com a Sicília foi buscar informações sobre o esforço que Salvatore Cuffaro para garantir a ordem e os direitos dos cidadãos sicilianos no combate as organizações criminosas. “Esse encontro evidencia que o Ministério Público tem buscado promover simpósios e seminários que proporcionem a ampliação do conhecimento não só na área jurídica, mas também na área cultural”. * Conforme o Presidente Salvatore Cuffaro, o crime organizado se realiza em várias etapas. Um dos meios de infiltração do crime organizado na administração pública, afirmou o Presidente da Sicília, se dá principalmente pelo setor de licitações na área da construção civil. “É tarefa da administração pública adotar medidas para pedir a infiltração do crime organizado dentro dos processos licitatórios”. Na Sicília, o meio encontrado para isso foi tornar à licitação pública, obrigando todas as empresas serem registradas na hora de participação nesse processo. * Ele disse ainda que uma vaga de trabalho e de estudo é uma mão de obra a menos no crime organizado. Acrescentou que na Sicília, os órgãos Judiciários e a polícia têm relação direta com o Estado, ou seja, que tem responsabilidade central por esses setores o governo da Itália. * O Padre Vicenzo Sorce, coordenador da Casa Família Rosetta e residente em Porto Velho há 15 anos, também participou do intercâmbio proferindo uma palestra sobre “O Terceiro Setor como parceiro na promoção dos Direitos Humanos”. Para o padre, doutor em Filosofia, o Estado não é tudo na vida das pessoas, antes do Estado existe a pessoa e família. “O Terceiro Setor espera a atenção da sociedade com os mais fracos”. Ele ressaltou que se a política não se transforma em serviço para a sociedade, ela se desvia de seu caminho.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS