MANAUS - Um motorista atropelou e matou ontem à noite o soldado da Força Especial Comunitária (FEC) da Polícia Militar (PM) Leandro Pinheiro de Castro, 25, furou o bloqueio feito pelo Instituto Municipal de Trânsito (Imtrans) e fugiu.
*O acidente aconteceu por volta de 19h na avenina Kako Caminha, no bairro Presidente Vargas, zona Centro-Sul. Leandro foi atingido pelo Fiat 147 Vermelho de placa JWM-8258 e morreu na hora. O irmão gêmeo do soldado, Luciano Pinheiro de Castro, contou que os dois estavam caminhando no canteiro central da avenida em direção ao viaduto, que estava interditado com cones pelo Imtrans desde 15h , por causa da realização da Banda do Boulevard.
*A cerca de 60 metros do início do viaduto, Leandro resolver descer do canteiro, segundo o irmão, para desviar dos dentes de dragão colocados ali, que dificultavam a passagem. “Quando ele colocou o pé na avenida, o carro veio em alta velocidade e bateu nele. Ele caiu do meu lado”, lembrou Luciano.
*O supervisor de trânsito do Imtrans, Paulo Sérgio Ribeiro, disse que o veículo vinha na pista do meio da avenida, em alta velocidade, e tentou ultrapassar um outro carro que trafegava na frente dele. Para fazer a manobra, o motorista do Fiat 147 jogou o carro para a esquerda, atingindo o soldado que acabava de descer do canteiro. Os agentes de trânsito que estavam próximo ao viaduto contaram que tentaram fazer com que o motorista parasse, mas ele ignorou a barreira feita pelos ‘azulzinhos’ e seguiu no viaduto em direção ao Boulevard, levando vários cones. “Ele passou por cima dos cones e quase atropela os agentes”, disse Paulo Sérgio.
*Alguns metros adiante, onde os foliões da banda do Boulevard impediam a passagem dos veículos, o motorista chegou a descer do carro, voltando ao veículo poucos segundos depois, segundo testemunhas. “Nós acionamos os agentes que estavam no Boulevard, mas eles estavam do outro lado da banda e não conseguiram deter o motorista. Ele subiu com o carro pela calçada e fugiu. Quem viu ele sair do carro disse que estava visivelmente bêbado”, afirmou o supervisor.
*A PM e a Polícia Civil foram acionadas pelo Imtrans para tentar localizar o motorista do veículo. Várias equipes policiais estiveram no local, incluindo policiais do 1º Distrito Policial (DP), onde o caso foi registrado.