Uma abordagem policial feita a dois elementos em atitude suspeita na madrugada de ontem, no bairro Pintolândia, terminou na prisão de um assaltante considerado de alta periculosidade. Segundo a Polícia Civil, ele é investigado em mais de dez casos de assaltos ocorridos na Zona Oeste da cidade. Entre as vítimas estariam frentistas de postos de combustíveis, pizzaria, lan house e uma pousada, entre outros estabelecimentos comerciais e ainda alguns casos de roubos de motos.
Kleber Silva Lins, 19, apelidado de Pernambuco, estava acompanhado de um adolescente em uma moto Biz preta e, ao ser abordado por policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) da Polícia Militar, foi encontrado em sua cintura um revólver calibre 38 municiado.
Ao checarem a placa que estava na Biz no sistema de registros de veículos do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), os policiais descobriram que a placa pertencia a outra moto modelo Titan Fan. Tanto a Biz quanto a Fan constavam no cadastro de restrição por roubo ou furto.
Os policiais conduziram a dupla para o 4º Distrito, onde o delegado plantonista João Luciano autuou Pernambuco nos crimes de porte ilegal de arma e adulteração de sinal identificador de veículo, nesse caso a placa. Já o adolescente foi encaminhado à Delegacia da Infância e Juventude para providências.
O delegado reconheceu Pernambuco por já estar sendo procurado pelos policiais do 2º e 4º Distritos, inclusive era considerado foragido da Justiça e estava com prisão preventiva decretada a pedido do delegado Rodrigo Gomides, por tentativa de homicídio contra o filho de um policial militar, ocorrida no mês retrasado.
Ontem pela manhã, os delegados Maurício Nentwig (2ºDP) e Rodrigo Gomides (4º DP) apresentaram Pernambuco à imprensa e relataram os crimes praticados pelo acusado: assaltos aos frentistas dos postos de combustíveis Abel Galinha 2 e 3, Solimões, Tropical e pousada São Marcos.
Sobre o assalto à pousada, o delegado Maurício Nentwig informou que a investigação descobriu que o assalto ao estabelecimento foi planejado depois que Pernambuco praticou os assaltos aos postos da rede Abel Galinha e alugou um quarto na pousada. Dias depois ele voltou ao local e executou o roubo que quase custou a vida de uma pessoa.
O delegado enfatizou que conseguiu identificar um dos comparsas do acusado, que é adolescente, e confirmou sua participação nos roubos inclusive da pousada, mesma ocasião em que também apreendeu uma moto Titan vermelha, que foi usada pela dupla em alguns dos assaltos. Várias vítimas reconheceram Pernambuco por fotografia e, diante das declarações do adolescente e dos reconhecimentos que as vítimas fizeram, o delegado pediu a prisão preventiva contra o acusado, porém até ontem o juiz não tinha deferido.
Durante a investigação, que contou com apoio do Dopes (Departamento de Operações Especiais), foi descoberto que Pernambuco cooptava adolescentes para atuar nos roubos com ele e o apontaram como o cabeça da quadrilha de assaltantes.
Antes de ser levado para a Penitenciária Agrícola, Pernambuco conversou com a imprensa e confirmou seu envolvimento em alguns dos crimes informados pela polícia. Entre os casos ele citou o roubo de uma moto Titan Fan preta que acabou apreendida no Cantá depois de um acidente de trânsito e o furto de outra moto Biz preta, a mesma que foi apreendida em seu poder na madrugada de ontem. Ambos os casos ocorreram na frente do CTG durante a realização de shows. Também admitiu os roubos aos postos de combustíveis e a tentativa de homicídio contra o filho do policial militar, mas não informou o motivo.
Pernambuco leva o apelido do seu Estado de origem e disse que veio para Boa Vista há dois anos, para morar com o pai, depois de praticar o roubo de um celular em sua cidade e ficar internado em uma casa para adolescentes infratores por sete meses. Ele se desentendeu com o pai e saiu de casa, quando começou a praticar pequenos furtos e assaltos.