*A competição de laço, onde um cavaleiro tem como objetivo laçar um bezerro, que foi trazida para Rondônia pelos imigrantes sulistas, já é um dos eventos mais populares nas fazendas do interior Rondoniense. Uma festa moderna, que sempre se inicia no sábado e acaba no domingo, onde se realiza a competição de laço, que no meio popular-rural, é conhecida por Rodeio Crioulo, ou Rodeio de Armadão de oito metros, que é disputada nas categorias: equipe com cinco componentes; em dupla; pai e filho; patrão e vaca gorda.
*Além desta competição, também ocorre a prova do couro e a gineteada na crina, que consiste na montaria de um burro, sem os arreios. Um grande baile é realizado na noite de sábado e no encerramento no final da tarde de domingo, com uma banda regional. Na manhã de domingo é rezada uma missa campal. Os competidores são fazendeiros e funcionários das propriedades rurais. Os espectadores são pessoas de toda a região: comerciantes, funcionários públicos, médicos, advogados, professores, empresários, pessoas da cidade e agricultores de toda a redondeza que procuram se divertir e relembrar suas raízes, tudo acompanhado de muito churrasco.
*No último final de semana, ocorreu o 3º Rodeio Crioulo, do Clube do Laço Roima, localizado na Fazenda Três Irmãos, na Linha 605, Travessão 66, quilômetro 10, Zona Rural de Vale do Anari. Este evento regional reuniu pessoas dos vários rincões do Estado, e até pessoas que vieram de outras unidades da federação, passando pelo local cerca de três mil pessoas durantes os dois dias de festas. Para garantir a segurança do público, foi enviada uma equipe de policiais militares comandada pelo Sargento PM Lobo, auxiliado pelo Cabo PM Júlio, e Policiais Militares Anchieta e Quintão. Graças à presença ostensiva dos policiais militares, que permaneceram no local do início da festa, na manhã do sábado, até a noite de domingo, e também ao espírito ordeiro da população do interior, nenhuma ocorrência policial foi registrada.
*A participação da Polícia Militar nos eventos típicos da comunidade rural, além de propiciar Segurança, prevenir o cometimento de crimes, também demonstra a filosofia de Polícia Comunitária implantada na Corporação Militar de Rondônia, pela sua atual Comandante Geral, Coronel PM Angelina dos Santos Correia Ramires.