* A 1ª Companhia Independente de Policiamento Ostensivo em Jaru já recebeu 124 armas de fogo, através da Campanha do Desarmamento, até a sexta-feira(03). Estas armas foram recolhidas nos municípios da área de atuação da Companhia, sendo: 76 em Jaru; 21 em Theobroma; 19 em Governador Jorge Teixeira; 05 em Machadinho do Oeste; e 03 em Vale do Anari.
*Na sexta-feira(03), a 1ª Companhia Independente de Policiamento Ostensivo em Jaru promoveu o segundo Dia Especial do Desarmamento. Com o apoio de várias instituições e empresas da cidade, e em especial da Igreja Católica que através da campanha da fraternidade com o tema Solidariedade e Paz, tem incentivado a entrega das armas, do Poder Judiciário, Ministério Público e da OAB, três equipes de policiais militares percorreram a área urbana da cidade de Jaru, realizando pit-stops e visitando empresas, entregando folders e fixando cartazes, com o slogan "Entregue sua arma - declare paz".
*A Campanha do Desarmamento é desenvolvida pelo Governo Federal através da Polícia Federal, sendo realizada na região de Jaru pela Polícia Militar em virtude de convênio existente entre os órgãos da Segurança Pública.
*As pessoas que entregarem suas armas serão indenizadas com valores entre R$ 100,00 e R$ 300,00, conforme o tipo da arma.
*A Campanha do Desarmamento será encerrada no próximo dia 23 de junho, por isso, o Comandante da 1ª Companhia Independente, Major PM Ênedy Dias de Araújo solicita às pessoas que desejarem entregar sua arma de fogo que procurem o quartel da Polícia Militar mais próximo, ou ligue para o número de telefone 190 que uma viatura buscará a arma no seu endereço. A meta da 1ª Companhia Independente, segundo o seu comandante, é recolher 200 armas de fogo até o final da Campanha.
*A retirada de armas de fogo de circulação tem diminuído sensivelmente o número de crimes que são praticados com sua utilização. De janeiro de 2003 a maio de 2005, a 1ª Companhia Independente, apreendeu 314 armas de fogo, na sua área de atuação, que compreende Jaru, Governador Jorge Teixeira, Theobroma, Vale do Anari e Machadinho do Oeste, somando as 124 armas recebidas da Campanha do Desarmamento, já são 438 armas, um verdadeiro arsenal fora de circulação, fato que tem contribuído diretamente na diminuição da violência praticada com o uso da arma de fogo na região. Como exemplo, o município de Jaru neste de 2005, até hoje(03), registrou dois homicídios. Por outro lado, estes números também demonstram que a Polícia continua com a sua missão de desarmar os bandidos, pois estes não entregarão suas armas. Hoje quem for encontrado com uma arma de fogo, munição ou acessório, será preso em flagrante, não terá direito a fiança, nem a liberdade provisória, podendo ser condenado a uma pena de dois a oito anos de reclusão, conforme prevê o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003).