Meu Rei, onde anda o matador de Apoena? - Por: Paulo Andreoli
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*O crime ocorrido no dia 10 de outubro do ano passado, em frente da agência do Banco do Brasil em Porto Velho, e que teria sido motivado pela reação ao assalto por parte do sertanista, parece querer entrar para a galeria dos crimes que enlameiam o nome de Rondônia.
*E olha que não são poucos. O assassinato do senador Olavo Pires, a morte de onze ?sem terra? em Curumbiara, massacre de garimpeiros na reserva Roosevelt, chacina no Urso Branco, escândalo das passagens aéreas na Assembléia Legislativa na gestão do ex-deputado Silvernani Santos, peculato e formação de quadrilha pelo ex-presidente da ALE, Deputado Marcos Donadon. E assim vamos Rio Madeira abaixo.
*Diferente dos casos acima, em que pode se dar nomes aos ?bois?, o ex-menor está protegido pelo estatuto da criança e adolescente.
*Desde sua fuga, o que se percebe é a falta de empenho das nossas autoridades em investigar e recapturar o adolescente fujão.
*A falta de estrutura da nossa polícia não é desculpa para não localizar o foragido. Do crime até a prisão do assassino, poucos dias se passaram. A polícia agiu com presteza e competência neste caso.
*E agora, o que está pegando? Falta de recursos? Falta de pessoal? Não é isto que a propaganda oficial alardeia aos quatros cantos de Rondônia.
*Onde estão os diligentes da lei, os promotores públicos, peças chaves para a consumação da justiça. Alguma coisa os impedem de seguir adiante? Temos bravos promotores. Alguns deles, tempos atrás, foram à Assembléia Legislativa e num dia que entrou para a história de Rondônia, quase vemos a abertura da caixa preta das finanças da casa do povo. Hoje, dificilmente algum promotor conseguiria pular o muro da fortaleza beira rio.
*O juiz que presidiu este caso de repercussão nacional, e que teve sua sentença propagada no mundo todo deve estar se sentindo injustiçado.
*O rapaz não é um bandido em potencial, afirmam algumas pessoas que conhecem o jovem. Dizem que foi uma fatalidade o que lhe aconteceu. Pode ser corrigido e colocado novamente em perfeita convivência harmônica com a sociedade.
*Porque os pais do ?garoto? não colaboram com a polícia? O rapaz não poderia nem mesmo considerar que estava preso. O assassino estava numa instituição de recuperação para dependentes químicos, a casa Família Rosetta. Nesta casa os jovens são tratados com dignidade e respeito, bem diferente da casa de internação provisória do Governo do Estado, onde os adolescentes ficam amontoados e são tratados feito animais. Aliás, lá na casa oficial, morreu mais um esta semana.
*Sua evasão não exigiu nenhum plano mirabolante, já que a casa Família Rosetta não é prisão e não tem grades nas janelas. As pessoas que lá estão, pressupõe-se que queiram se tratar.
*No dia de sua fuga, o rapaz saiu correndo em direção á mata que existe nos fundos da sede da instituição, que fica nas proximidades do Campus da Unir e desapareceu do mapa.
*Onde estará o jovem agora? Alguém acredita que ele pode estar perambulando pelo país, sem eira, nem beira? Ou está escondido na mata até hoje?
*Uma rapaziada, acadêmicos da Unir, que entre uma aula e outra, estavam atrás do tatuzão, batendo uma bola, dizem ter visto um jovem que passou pulando de galho e galho, junto com um bando de macacos. Afirmam que é o fugitivo, já perfeitamente adaptado ao seu novo habitat. Sei não, essa moçada do tatuzão pode estar vendo coisas.
*Na verdade o que está havendo é corpo mole por parte do estado em resolver esta situação. O jovem, ao que consta, nunca trabalhou, nem tem profissão definida. Alguém está sustentando o mesmo.
*Rastreamento de contas telefônicas, levantamentos de endereços de familiares do rapaz, checagem em outras clínicas de desintoxicação pelo Brasil afora, conversa franca e séria com os responsáveis pelo jovem, pode tirar mais esta pecha do nome de Rondônia.
*Quem diria que o experiente estrategista político e delegado Paulo Moraes estaria tomando um baile de um imberbe. Logo ele que se vangloria de ter dado um bonito chega pra lá noutro ?sem barba?, o ?xaropinho?.
*Governar não é só contratar empreiteiras, construir estradas, gastar tubos de dinheiro com publicidade inócua e mal dirigida e ficar propagando que tem um ?dão? divino ?pra? governar.
*O governador tem que zelar pelo bom nome do estado. Narciso parece que está pecando neste quesito, também pudera, deve estar preocupado em salvar a própria pele.
*O futuro do garoto depende de sua conscientização. Como será este jovem no futuro, se ele não for corrigido?Alguém acredita que está ajudando, ensinando-o a fugir da responsabilidade?
*Quem ama, corrige! Mais do que titulo de livro, uma afirmação bíblica.
*A mesma rapaziada que estava atrás do tatuzão, falaram que os macacos e o jovem afirmaram que estavam de partida para o sertão da Bahia. Macaco fala? Sei não, essa moçada parece que está vendo e ouvindo coisa.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!