Os recursos investidos pelo Poder Judiciário de Rondônia somam R$ 254.135,32.
Foto: Comunicação TJ
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A pena pecuniária, medida alternativa que pune crimes de menor potencial ofensivo com o pagamento em dinheiro em substituição à prisão, está possibilitando que dez entidades públicas e privadas, com finalidades sociais, sejam beneficiadas com verbas decorrentes de prestações pecuniárias no Município de São Miguel do Guaporé. As melhorias estão sendo implementadas em instituições voltadas aos segmentos da educação e segurança pública. Os recursos investidos pelo Poder Judiciário de Rondônia somam R$ 254.135,32.
O apoio financeiro acontece por meio do trabalho da comarca de São Miguel do Guaporé, que recepcionou quinze projetos, dos quais, cinco ainda estão em fase de execução, como, por exemplo, a construção de salas no 11º Batalhão da Polícia Militar e a construção de uma sala de atendimento multidisciplinar na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) daquele município.
Uma das instituições da área educacional beneficiada com essa medida é a escola Olavo Bilac, que atende uma clientela de 136 alunos, divididos entre o pré-escolar ao nono ano, em dois turnos. A unidade escolar recebeu melhorias para o melhor consumo de água potável com aquisição de um bebedouro, de eletrodomésticos para o preparo da merenda escolar e eletroeletrônicos para a realizações de atividades burocráticas da gestão escolar.
A área de segurança pública obteve melhorias na estrutura física da Delegacia de Polícia Civil, que recebeu nova pintura dos ambientes internos e de toda fachada do prédio. Também foram adquiridos novos móveis para arquivar documentos referentes a inquéritos policiais; realizados serviços de manutenção em condicionadores de ar; conserto de um veículo e aquisição de adesivos para identificação policial.
público infantil atendido pela Escola Primavera foi outro beneficiado com a implantação do parque infantil, espaço lúdico para a realização de atividades pedagógicas recreativas, importantes para o desenvolvimento cognitivo dos pequeninos.
Outra entidade beneficiada com os recursos oriundos das penas foi a Creche Centro Educacional de Educação Infantil João Manuel Galina, que ampliou sua prática pedagógica com a aquisição de brinquedos, livros de literatura infantil e jogos, ferramentas que contribuirão para desenvolver as habilidades das crianças.
A juíza titular da Comarca de São Miguel do Guaporé, Ligiane Zigiotto Bender, considera que “é gratificante acompanhar a atuação do judiciário em atender essas demandas e contribuir com as entidades que prestam trabalhos de interesse social na região”, afirmou.
Apoio
Esse tipo de apoio financeiro é garantido desde junho de 2012, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou a Resolução n. 154, que criou uma política institucional do Poder Judiciário para a utilização desses recursos provenientes da execuções penais.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!