MP em parceria com Secretarias leva mensagem de tolerância em campanha contra homicídios

MP em parceria com Secretarias leva mensagem de tolerância em campanha contra homicídios

MP em parceria com Secretarias leva mensagem de tolerância em campanha contra homicídios

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A assinatura de um convênio entre o Ministério Público de Rondônia e as Secretarias de Estado de Educação (Seduc), Promoção da Paz (Sepaz) e de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) marcou nesta quinta-feira (22) o lançamento no Estado da campanha nacional 'Conte até 10. A raiva passa. A vida fica. Paz. Essa é a atitude'. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a prevenção e redução de homicídios praticados por réus primários, movidos por impulso ou razões fúteis. Em Rondônia, existem 1697 inquéritos por homicídios em trâmite. Desse total, 939, mais de 50%, referem-se a homicídios por motivos fúteis, segundo dados do MP.
No convênio, Ministério Público e Secretarias se comprometem a implementar ações que promovam a valorização da vida e a sensibilização para a gravidade do crime de homicídio, em especial aquele cometido por impulso. “O MP de Rondônia adere à ideia, visando promover, juntamente com os parceiros, uma séria reflexão junto à sociedade sobre a importância da vida”, disse o Subprocurador-Geral de Justiça, Cláudio José de Barros Silveira, durante o ato de lançamento da iniciativa.
A campanha Conte até 10 foi idealizada no âmbito da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), e é resultado de parceria entre o Conselho Nacional do Ministério Público, o Conselho Nacional de Justiça e o Ministério da Justiça.
O gestor da Enasp em Rondônia, Promotor de Justiça Alan Castiel Barbosa, ressaltou que o jovem é público-alvo da iniciativa por estar entre o grupo de pessoas que mais mata e morre no Brasil. “Existe a ideia de que a grande maioria dos assassinatos é praticada por grupos de extermínio, mas, na verdade, a maior parte ocorre por motivos banais. Por isso, as secretarias de Segurança, de Educação e da Paz terão papel fundamental como atores do processo de conscientização e de colaboração recíproca para a prevenção e redução desse tipo de crime”, destacou.
Presente à solenidade, o Secretário de Estado de Segurança, Marcelo Bessa, afirmou que o homicídio destrói não apenas a vida da vítima, mas também a de seu autor. Na solenidade, ele lembrou que outros tipos de crimes são praticados em decorrência da falta de tolerância, como lesão corporal e violência doméstica. “Esperamos que muitas vidas sejam poupadas a partir dessa iniciativa”, disse.
Reiterando a adesão à campanha, o Secretário-adjunto de Educação, Daniel Gomes, afirmou que a pasta pretende implementar ações da campanha já no início do ano letivo de 2013. A titular da Sepaz, Maria da Penha de Souza, também presente, ressaltou total empenho da Secretaria nas ações a serem realizadas no âmbito da campanha.
 O lançamento da iniciativa também foi prestigiado pela Procuradora de Justiça Vera Lúcia Pacheco Ferraz de Arruda, pelo Promotor de Justiça da Infância, Marcelo Lima de Oliveira, e pelo Delegado de Polícia, Eliseu Muller.
 Campeões
Para combater os crimes por impulso, a campanha “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude” passa a mensagem de tolerância em situações de conflito, buscando evitar a violência (brigas de trânsito, entre vizinhos, em bares, etc.). As peças são estreladas por atletas renomados - os campeões mundiais de MMA Anderson Silva e Junior Cigano e os judocas campeões olímpicos Leandro Guilheiro e Sarah Menezes –, que participam da iniciativa sem cobrar cachê.
A campanha tem vídeos, jingles de rádio, anúncios para veículos impressos e digitais, entre outras peças, que serão veiculadas na mídia nacional gratuitamente até março do ano que vem. Também estão previstas ações educativas. Material didático sobre o tema está sendo elaborado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), para uso a partir de 2013.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS