TRT responde dentro do prazo primeiro pedido com base na Lei de Acesso à Informação

TRT responde dentro do prazo primeiro pedido com base na Lei de Acesso à Informação

TRT responde dentro do prazo primeiro pedido com base na Lei de Acesso à Informação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O TRT da 14ª Região respondeu em menos de 20 dias, prazo máximo previsto na Lei de Acesso à Informação Pública, nº 12.527/2011, as informações do primeiro pedido de dados na jurisdição dos Estados de Rondônia e Acre.

As respostas aos pedidos, encaminhados à presidência do Tribunal pela Cooperativa de Fundidores de Cassiterita da Amazônia Ltda. e a Cooperativa Estanífera de Mineradores da Amazônia Legal, serão encaminhados ao escritório Debowski Advogados Associados, em Ariquemes (RO).
Com base na Resolução 107, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), a presidente do Tribunal, desembargadora Vania Maria da Rocha Abensur, despachou as solicitações à Ouvidoria Geral, dia 20 de julho último, que adotou,imediatamente, todas as providências para reunir as informações junto à direção do Fórum de Ariquemes, Secretaria de Gestão de Pessoas e Secretaria Judiciária.
A competência da Ouvidorias do TRT para receber, registrar, controlar e responder pedidos de informações foi adequada da resolução baixada pelo CSJT.
A Lei entrou em vigor em 16 de maio de 2012, e assegura a qualquer pessoa, acesso a documentos e informações que estejam sob a guarda de órgãos públicos, no âmbito dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; e níveis de governo como União, Estados, Municípios e Distrito Federal.
O prazo para fornecimento dos dados solicitados é de 20 dias, prorrogáveis por mais 10, sem que haja necessidade de o requerente justificar o pedido. Todas as informações produzidas ou custodiadas pelo poder público e não classificadas como sigilosas são consideradas públicas e, portanto, acessíveis a todos os cidadãos.
Carta de Serviços
Na Carta de Serviços ao Cidadão disponibilizada pelo TRT nas versões PDF (impressa) e eletrônica (3-D), os usuários poderão acessar os endereços e serviços da Justiça do Trabalho como, por exemplo, dados sobre as competências, estrutura organizacional, autoridades, endereços e telefones do órgão; principais programas e ações; orçamento e despesas; licitações e contratos; além de outras opções para solicitar informações não sigilosas à presidência e Ouvidoria Geral do Tribunal.
Entre os princípios mais importantes da Lei, estão o de que a publicidade e a transparência das informações é a regra, e o sigilo, a exceção, além de prever que a administração pública deve promover a divulgação proativa de informações, com a disponibilização, na Internet, independentemente de requisição.
Pontos da Lei
Os princípios gerais são: a publicidade é a regra, e o sigilo, a exceção; a informação deve ser franqueada de forma ágil, transparente, clara e de fácil compreensão; a divulgação de informações de interesse público independe de solicitações; e a gestão da informação deve ser transparente e propiciar o amplo acesso.
Entre os órgãos e entidades da administração direta e indireta quem tem o dever de cumprir estão empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União; e as entidades privadas sem fins lucrativos que recebam recursos públicos.
Os requerimentos de informações não precisam ser motivados; o prazo para resposta é de 20 dias, prorrogáveis por mais 10, desde que justificadamente; o fornecimento das informações é gratuito; e apenas cópias de documentos poderão ser cobradas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS