Sesi e Senai iniciam em 15 dias ações de apoio a cidadania no residencial Capelasso

O Projeto Social de Apoio a Cidadania vai beneficiar cerca de 3 mil pessoas

Sesi e Senai iniciam em 15 dias ações de apoio a cidadania no residencial Capelasso

Foto: Assessoria Fiero

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Sesi (Serviço Social da Indústria) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) iniciam nos próximos dias a ministrar os 12 cursos profissionalizantes contratados pelo Governo do Estado e pela Caixa Econômica Federal para atender aos moradores do residencial Capelasso, em Ji-Paraná. O lançamento do Programa Técnico Social aconteceu na quarta-feira passada, 28. Serão 12 cursos com duração de 12 meses. Entre eles de cabeleireira, informática e panificação. Uma iniciativa para facilitar a esses moradores a inserção no mercado de trabalho’’.

 

Ao participar da solenidade de lançamento, o presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), Marcelo Thomé, disse que a realização do sonho da casa própria é uma conquista que se leva para sempre, por representar o amparo de um teto e a dignidade que toda família merece. É uma questão de Justiça Social, uma questão de efetivar a cidadania.

 

O presidente Marcelo Thomé ressaltou a atuação dos braços sociais da Federação das Indústrias de Rondônia - Sesi, Senai e IEL, como entidades responsáveis pelo desenvolvimento das ações que serão realizadas em conjunto com os habitantes do residencial, como os cuidados com o meio ambiente, programas de empreendedorismo e formas de geração de renda. “A missão dos técnicos do Sesi e do Senai aqui será a de procurar sensibilizar as famílias sobre o uso racional dos recursos naturais e o manejo dos resíduos sólidos, incentivando mudanças de atitudes sustentáveis em relação ao meio ambiente”, disse.

 

Thomé destaca que ao buscar a parceria do Sesi e do Senai para desenvolver ações de apoio a cidadania aos moradores deste residencial, o Governo do Estado está promovendo a efetivação dos direitos e incentivando o desenvolvimento local, integrando-o às demais políticas públicas e ações de saúde, saneamento, educação, cultura, lazer e esporte.

 


As equipes Sesi-Senai vão trabalhar nos processos de inclusão produtiva, econômica e cultural ofertando cursos de capacitação profissional e estimulo a inserção no ensino formal, incluindo jovens, adultos e, especialmente, mulheres chefe de famílias em situação de hipossuficiência. “Acreditamos que essas ações contribuirão para a sustentabilidade do Residencial Capelasso, com atividades informativas e educativas e discussões coletivas. Acredito que essa parceria do Governo do Estado e do Governo Federal através da Caixa Econômica Federal e outros órgãos com o Sesi e o Senai edificará um futuro promissor para que cada um dos moradores aqui do Capelasso”, argumenta o líder empresarial.

 

Autoridades locais, empresários, lideranças políticas, dentre eles o governador Confúcio Moura, o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Píres, o deputado estadual Laerte Gomes e vários vereadores da cidade marcaram presença na solenidade de lançamento do projeto que conta com 850 famílias e ao todo vai beneficiar mais de 3 mil pessoas com serviços de intersetorialização, participação comunitária, favorecendo o comprometimento do beneficiário com o programa; promovendo sua integração ao espaço habitacional, a sua satisfação quanto à moradia, a própria organização e desenvolvimento comunitário. Também desenvolverá ações de orientação ao empreendedorismo e sensibilização e esclarecimento sobre a importância do empreendimento para a sustentabilidade, socioeconômica, cultural e ambiental.

 

Além do presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé, o superintendente do Sesi-IEL e diretor regional do Senai-RO, Alex Santiago, representantes da Secretaria de Estado de Ação Social (Seas), Caixa e demais parceiros também participaram do evento.

 


Os trabalhos previstos no projeto serão executados pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), pelo Sesi (Serviço Social da Indústria) e pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), contratados pelo Governo em função da expertise acumulada na prestação de serviço.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS