CONFIANÇA: Advogado dos cinta-larga, obtém autorização para exploração de diamantes

Filho de pioneiro da Funai, o advogado conseguiu o que vinha sendo tentado há décadas

CONFIANÇA: Advogado dos cinta-larga, obtém autorização para exploração de diamantes

Foto: BlogEntrelinhas

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
10 pessoas reagiram a isso.
A confiança dos cinta-larga nele é natural. Marcio Welder foi criado em Cacoal com diversas das lideranças mais novas, e cursou Direito para representar os indígenas
 
O advogado Marcio Welder, que atualmente reside em Porto Velho, conseguiu decisão favorável do Supremo Tribunal Federal (STF) para que índios cinta-larga possam explorar diamantes por um período de 24 meses. A decisão é assinada pelo ministro Flávio Dino.
 
Marcio Welder é filho de um dos pioneiros da Funai em Rondônia. Ele foi criado em Cacoal junto com diversos caciques que hoje são novas lideranças dos cinta-larga, mas também tem a confiança das lideranças tradicionais, no caso os caciques mais velhos, como Nacoça Pio Cinta-Larga.
 
A medida cautelar foi impetrada em nome da Coordenação das Organizações Indígenas do Povo Cinta-Larga (Patjamaaj), baseada no fato de que atualmente não existe legislação definindo critérios para garimpagem na terra dos índios. Assim, cabe ao Supremo decidir sobre a questão.
 
Trata-se de algo que muitas pessoas tentam resolver a décadas na terra nos cinta-larga. Os índios estão em cima de uma gigantesca jazida de diamantes, mas chegam a passar fome. A necessidade de acesso a atendimento médico e odontológico, então, nem se fala.
 
A presidente da Agro Indígena no Brasil, Elisangela Lima, parabenizou Marcio Welder pelo resultado. Ela disse que o advogado conhece profundamente a causa indígena.
 
“O Marcio já demonstrou em diversas ocasiões que está disposto a colaborar para pelo menos reduzir o sofrimento nas aldeias cinta-larga”, disse Elisangela Lima.
 
Agora a Patjamaaj deverá contratar uma empresa especializada em extração de diamantes para trabalhar na terra indígena.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS