AGOSTO LILÁS: TJRO abre a 30ª semana da paz em casa

Além de audiências concentradas, a programação inclui ações preventivas

AGOSTO LILÁS: TJRO abre a 30ª semana da paz em casa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Mobilização dupla para combater a violência doméstica nesta semana. Além do Agosto Lilás, que prevê ações de prevenção e reflexão em razão do aniversário da Lei Maria da Penha, estão programadas audiências de processos relacionados ao tema, uma forma de priorizar a resposta do Judiciário para o combate a violência e proteção às mulheres.
 
Em todo o estado, foram agendados julgamentos dos processos, inclusive júris de feminicídio, casos que refletem o mapa da violência doméstica: 16 vítimas desse tipo de crime foram registradas em 2025, duas a mais que no ano anterior. Desse total, 10 feminicídios foram na capital e 6 no interior.
 
Outro dado do mapa da violência, o número de ocorrências policiais registradas neste ano é 4.177. Cumulativamente, de 2021 para cá, foram 29.511 ocorrências, que resultaram em 21.918 medidas protetivas.
 
“São dados que buscamos diariamente reduzir, com conscientização, e sobretudo combate à cultura machista que faz cada vez mais vítimas dentro do lar”, explica o desembargador Álvaro Kalix Ferro, coordenador da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Rondônia, que fará uma palestra com o tema “Violência doméstica e familiar contra mulheres: prevenção, proteção e Lei Maria da Penha”, para os colaboradores do SESI/SENAI. A palestra será no dia 28 de agosto, às 10h, na Fiero.
 
 
 
Programação
 
A programação da Semana da Paz em casa conta ainda com ações de conscientização e mobilização social. Como o Cine Reflexão, que consiste na exibição de filme temático com posterior roda de conversa, promovendo reflexões sobre a violência contra mulheres, estratégias de enfrentamento e responsabilização. A atividade, voltada para o grupo Semeadura e grupo de mulheres do Projeto Abraço, será nos dias 18, 20 e 21 de agosto, no fórum Geral, das 8 às 12h.
 
Nos dias 18, 20 e 21, também na capital, a Paróquia São Cristóvão, a Escola Flora Calheiros; a Escola São Sebastião e Candeias do Jamari receberão o Projeto Abraço na Comunidade, diálogos sobre a violência doméstica e familiar contra mulheres: prevenção, proteção e Lei Maria da Penha.
 
No dia 19, no Fórum Sérgio Alberto Nogueira de Lima, em Ji-Paraná, ocorrerá oFórum Fortalecer para Proteger, no qual será assinada a Portaria Conjunta entre a 2ª vara criminal, a Secretaria de Assistência Socia do Municípiol, o 2º Batalhão da Polícia Militar e o Ministério Público de Ji-Paraná para atuação integrada nas questões relativas à aplicação da Lei Maria da Penha.
 
No dia 22, estão previstas duas atividades. Palestra com orientações sobre ferramentas de proteção a mulher e combate à violência doméstica e familiar para alunos da rede estadual de ensino na Escola Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, no município de Monte Negro; e encerramento da capacitação para lideranças de instituições religiosas e filosóficas, com disponibilização de ferramentas de reconhecimento, abordagem e combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres, promovida pela equipe de  Colorado do Oeste, no Fórum Juiz Joel Quaresma de Moura. 
 
No dia 27, uma atividade com foco na defesa pessoal de mulheres participantes do projeto Abraço de Porto Velho. Trata-se do Movimentos de Si: Mulheres - 2ª edição, com técnicas simples de autoproteção em situações de risco. O curso será no no Fórum Geral César Montenegro, das 8h30 às 10h30.
 
Nos dias 26 e 27, estão programadas visitas técnicas dos analistas judiciários com formação em serviço social e psicologia ao Projeto Abraço, a fim de observar a condução de grupos reflexivos com homens autores de violência doméstica e familiar contra a mulher. 
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS