Andrew dos Santos Abreu, internado no Hospital de Campanha, antigo Regina Pacis, em Porto Velho, desde os dias 7 e 8 de dezembro, segue aguardando uma cirurgia para tratar fraturas na canela e no pé. De acordo com o namorado do jovem, a situação é de completo descaso: “Na chegada ao hospital, disseram que ele ficaria no máximo uma semana, incluindo o pós-operatório. Já se passaram 23 dias, e ele segue sem previsão de cirurgia.”
Segundo o relato, Andrew foi transferido entre clínicas médicas sem avanços no caso. Enquanto pacientes com fraturas mais graves ou mais leves são operados em poucos dias, ele permanece aguardando. A justificativa recorrente para os adiamentos são cancelamentos ou supostas urgências que, segundo funcionários, “ninguém conhece”.
O diretor do hospital chegou a prometer solução quando soube que Andrew estava internado há mais de 10 dias. Contudo, mesmo após 23 dias, nada foi resolvido. “Descobrimos que apenas um médico realiza a cirurgia de pé e canela no hospital. Ele opera uma vez por semana na unidade hospitalar, prefere priorizar seus atendimentos da rede particular fora do hospital”, denuncia o namorado do jovem.
A regulação do hospital confirmou que Andrew não está incluído no mapa semanal de cirurgias. Além disso, a percepção de favoritismo no atendimento gera revolta: “Pacientes com contatos dentro do hospital ou influência política são operados rapidamente, enquanto outros, como idosos e crianças, ficam à mercê da boa vontade dos médicos”, lamenta.
A situação no Hospital de Campanha reflete uma grave falha no sistema de saúde pública de Porto Velho, afetando não apenas Andrew, mas diversos outros pacientes que aguardam por cuidados básicos e dignos.
A assessoria de comunicação do governo do estado, foi informada e ainda não se manifestou sobre o caso.
ATUALIZANDO
Às 14h20 desta segunda-feira (30), a assessoria da SESAU enviou o seguinte comunicado:
Nota à Imprensa
A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (SESAU) informa que o paciente A.S.A., internado no Hospital de Retargarda, em Porto Velho, já realizou os exames pré-operatórios necessários e que a cirurgiarelacionada às fraturas na canela e no pé está agendada para o dia 31 de dezembro de 2024.
A Sesau reforça seu compromisso com a eficiência no atendimento aos pacientes, garantindo o melhor cuidado possível dentro dos protocolos de saúde estabelecidos. A Secretaria segue monitorando o caso para assegurar que a cirurgia ocorra conforme programado.
A Sesau se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia