TUT-TUT: Música eletrônica provoca impactos no nosso cérebro?

Uma pesquisa foi feita com o objetivo de buscar identificar os efeitos causados pela música eletrônica no cérebro humano

TUT-TUT: Música eletrônica provoca impactos no nosso cérebro?

Foto:  iStock

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Raquel Aparicio Terrés, da Universidade de Barcelona, responsável pelo estudo, apurou as considerações através de uma pesquisa feita com 19 participantes de 18 e 22 anos, ao som de ‘Endless Horizons’, de Dhamika, ‘Mind Expander’, da Audiomatic, e ‘Audioslave’, de Vertex. 
 
Esses jovens foram submetidos a ouvir seis trechos de música eletrônica com um minuto de duração em diferentes andamentos com 99 bpm (batidas por minuto), 135 bpm e 171 bpm. Para tal análise todos ficaram com eletrodos fixados na cabeça. Foi verificado que em todos os andamentos diferentes, ocorreu sincronização da música com a atividade cerebral, mas essa atividade registrou mais força em 1,65 Hz (99 bpm). 
 
Ou seja, quando a atividade cerebral dos indivíduos sincronizava com os ritmos que eles estavam ouvindo, em 1,65 hertz, eles experimentaram mais essa sensação de “unidade”. Além disto, foi avaliado que quanto mais discrepante a sincronia era, maior também era a diferença na velocidade de reação deles. 
 
Deste modo, a pesquisa revelou que a música eletrônica possui o poder de mudar o nível de consciência do nosso cérebro, como observado pela própria líder do estudo em Barcelona. “As variações de resposta nesta tarefa podem fornecer insights sobre o foco atencional e a prontidão para resposta motora, que podem ser influenciados por um estado alterado de consciência”, declarou a pesquisadora, ao New Scientist. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS