LOMBRIGA NOS OLHOS: Mulher tem 'verme de olho' e retira 4 vermes da pálpebra

A telaziose, “lombriga de olho”, é uma infecção comum em animais, mas rara em humanos

LOMBRIGA NOS OLHOS: Mulher tem 'verme de olho' e retira 4 vermes da pálpebra

Foto: WikiCommons

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma mulher chinesa de 41 anos descobriu algo surpreendente: quatro vermes brancos vivendo sob sua pálpebra do  olho direito durante meses. 
 
A mulher percebeu um incômodo e foi ao médico em julho de 2022. Porém, os médicos imaginaram se tratar de uma irritação natural, e passaram apenas um colírio. 
 
Mais de um mês depois, a mulher, ainda com muita dor, foi parar na emergência — e foi quando os médicos notaram os parasitas , ainda vivos, se mexendo no olho dela.  
 
Mini-operação  
 
Ela precisou ser anestesiada e os médicos usaram uma pinça para “pescar” os vermes, um a um.  
 
Eles foram enviados para análise em laboratório, e deduziu-se tratar de vermes da espécie Thelazia callipaeda , considerados principais responsáveis pela “lombriga de olho”, ou doença telaziose.  
 
Os vermes são brancos e tem corpos finos e longos, cobertos por marcas que parecem pequenos cortes. Em uma ponta, tem uma espécie de boca. 
 
Depois da extração, o tratamento é simples: uma pomada ocular antibiótica para evitar infecções. Em dois meses, ela se recuperou totalmente. 
 
Vermes rurais 
 
A verminose é relativamente comum, mas costuma aparecer mais em animais, principalmente em gado e gatos. Mas não é o primeiro registro em pessoas.  
 
Os médicos ficaram intrigados de como a mulher adquiriu a verminose, porque ela mora em uma cidade e trabalha em escritório. Ela não frequenta o mato, onde os casos podem ser mais comuns.  
 
A maior probabilidade é que a mulher tenha contraído do próprio gato, que também tem uma doença ocular . Ela, porém, não deixou o gato ser examinado. 
 
Lombriga de olho 
 
A telaziose, ou “lombriga de olho”, é uma infecção de vários tipos de vermes. Ela ocorre em todos os continentes, mas é rara na América do Sul. 
 
Os vermes entram no olho por meio de moscas que se alimentam de secreções lacrimais. O parasita entra no corpo já adulto, enquanto a mosca se alimenta, e depois crescem. 
 
Os sintomas mais comuns são: lacrimejamento, secreção ocular, epífora, conjuntivite, ceratite e, às vezes, opacidade ou úlceras da córnea.  
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS