SOLUÇÃO NATURAL: Fruta tropical que pode baixar pressão alta e prevenir câncer

A graviola é rica em potássio, um mineral essencial que ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo

SOLUÇÃO NATURAL: Fruta tropical que pode baixar pressão alta e prevenir câncer

Foto: iStock/PamelaJoeMcFarlane

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A graviola é uma fruta tropical que se destaca por seus inúmeros benefícios à saúde. Com uma casca verde e espinhosa e uma polpa branca, doce e levemente ácida, a graviola pode ser consumida ao natural ou usada no preparo de sucos, mousses, vitaminas e sobremesas. 
 
 
 
Além da polpa, as folhas da graviola também são aproveitadas, especialmente no preparo de chás. 
 
Quais são os benefícios da graviola? 
 
Controle da pressão arterial 
 
A graviola é rica em potássio, um mineral essencial que ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo, promovendo o controle da pressão arterial. 
 
Os antioxidantes presentes na fruta também contribuem para a saúde das artérias e relaxam os vasos sanguíneos, facilitando a circulação do sangue e ajudando a controlar a pressão alta. 
 
Prevenção do câncer 
 
A graviola pode ajudar na prevenção do câncer devido aos compostos acetogeninas, que possuem propriedades citotóxicas e inibem o crescimento de células cancerígenas, além de induzirem a apoptose (morte celular programada). 
 
Rica em antioxidantes como vitamina C e flavonoides, a graviola combate radicais livres, protegendo o DNA das células. 
 
Pesquisas laboratoriais e em animais mostraram resultados promissores de que o consumo de graviola a longo prazo pode ajudar na prevenção e tratamento de cânceres como os de mama, cólon, pulmão e próstata. Mas são necessários mais estudos clínicos em humanos.  
 
Propriedades anti-inflamatórias 
 
A graviola possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir as citocinas pró-inflamatórias, aliviando sintomas de doenças inflamatórias como artrite, artrose e reumatismo. 
 
Controle da diabetes 
 
A fruta contém antioxidantes que protegem as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina, ajudando a prevenir a resistência à insulina e a diabetes. 
 
Além disso, as fibras presentes na graviola diminuem a velocidade de absorção de açúcar, equilibrando os níveis de glicose no sangue. 
 
 
Proteção do estômago 
 
Com suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a graviola ajuda a proteger o estômago, reduzir a acidez gástrica e melhorar a digestão, sendo benéfica no controle de úlceras e gastrites. 
 
Fortalecimento do sistema imunológico 
 
Rica em vitamina C e quercetina, a graviola fortalece as células do sistema imunológico, ajudando a prevenir alergias, gripes e resfriados. 
 
Como consumir a graviola? 
 
Ao natural: comer a fruta diretamente, aproveitando seu sabor doce e levemente ácido. 
 
Suco de graviola: bata uma xícara de graviola picada e sem sementes com 500 ml de água e uma colher de sobremesa de açúcar mascavo ou adoçante no liquidificador. 
 
Suplementos: disponíveis em cápsulas, a dosagem geralmente indicada é de 2 cápsulas por dia, 30 minutos antes das refeições, sob orientação médica. 
 
Quem não pode tomar suco de graviola? 
 
Apesar dos inúmeros benefícios, a graviola pode causar efeitos colaterais em algumas pessoas. O consumo excessivo pode levar a problemas neurológicos e afetar o movimento e a função do sistema nervoso. 
 
Pessoas com pressão baixa devem consumir a graviola com moderação, pois ela pode diminuir ainda mais a pressão arterial. 
 
Além disso, é importante consultar um médico antes de iniciar o consumo regular da fruta ou de seus suplementos. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS