MEDICINA: Projeto Minerando Saúde acontece na Vila de Massangana, em Montenegro

Em conjunto com a Prefeitura local e a USP, moradores terão assistência médica gratuita

MEDICINA: Projeto Minerando Saúde acontece na Vila de Massangana, em Montenegro

Foto: assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Projeto Minerando Saúde começou na última sexta-feira (06), na vila Massangana, que fica a 60 km do município de Monte Negro. O desenvolvimento dessa ação é fruto da cooperação entre o campus avançado da Universidade de São Paulo, na cidade, e a Prefeitura local.
 
O objetivo é verificar a situação de saúde da comunidade da vila e vizinhança visando apontar meios para a promoção da saúde e melhoras das condições de vida da comunidade que vive da extração de cassiterita.
 
Um dos coordenadores do projeto é o professor e médico Luís Aranha, que atua no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP). Ele explicou que com o envelhecimento da população e a mudança de hábitos ao longo dos últimos 20 anos, aumentaram as ocorrências das chamadas doenças Crônicas.
 
“São a pressão alta, bronquite/enfisema, diabetes (açúcar elevado no sangue), alteração do colesterol, obesidade e sedentarismo (falta de exercício físico). Todos estes fatores em conjunto aceleração o processo de obstrução das “veias” (veias e artérias), processo que conhecido como aterosclerose. Este processo leva ao aparecimento mais cedo de diabetes, funcionamento irregular dos rins, alterações na vista, no coração e no cérebro”, explicou. 
 
Doenças
 
Além destas doenças, afirmou o médico, há outras de importância como as doenças sexualmente transmissíveis, leishmaniose, hanseníase e cânceres de pele. 
 
Aranha contou também que outro motivo que levou a elaboração desse projeto foi a distância da comunidade Massangana e vizinhança de Monte Negro, e a inexistência destes serviços em Ariquemes (pelo SUS).
 
“Buscamos levar a equipe de saúde para a realização de exames importantes e especializados para o diagnóstico e tratamento destas enfermidades. Os procedimentos realizados são Eletrocardiograma do coração com laudo (INCOR/USP) via telemedicina; risco cirúrgico (para aqueles que forem realizar cirurgias); teste do sopro para ver a saúde do pulmão, principalmente dos fumantes, daqueles que têm fumantes em casa e daqueles que usam fogão à lenha; exame do fundo de olho e doação de óculos para casos específicos (UNIFESP/SP) via telemedicina; retirada cirúrgica de tumores de pele e de amostras da pele para diagnóstico (biópsia) via telemedicina”, relatou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Você acredita que o prefeito Hildon Chaves vai conseguir inaugurar a rodoviária dia 20?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS